peitos de frango com molho de parmesão e pesto, o jantar ideal para um dia de semana

    Quem não tem sempre uns peitos de frango de reserva no congelador que atire a primeira pedra. O meu querido Marido Mistério está sempre a gozar comigo porque, cada vez que vou ao supermercado, trago frango de todas as maneiras e feitios: peitos, pernas, coxas, em strogonoff, enfim, o que houver. Mas a verdade é que, além de terem menos gordura e de serem práticos de fazer, com o molho certo ficam deliciosos.

    É o caso desta receita do blog Carlsbad Cravings com este incrível molho de parmesão e pesto.

    Para fazer esta maravilha, só precisa de peitos de frango sem pele e sem osso cortados em fatias, azeite, pesto, parmesão ralado, mostarda Dijon, mel, sal e pimenta. Para o molho, vai precisar de mais azeite, manteiga, cogumelos cremini cortados em fatias fininhas, uma chalota picada, orégãos e tomilho secos, piripíri, farinha, alho picado, caldo de galinha, amido de milho, natas, pesto, espargos cortados aos pedaços (sem o pé), ervilhas e parmesão ralado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Creamy-Parmesan-Pesto-Chicken-Skillet-main.jpg

     

    Comece por juntar numa taça os peitos de frango, o azeite, o pesto, o parmesão ralado, a mostarda Dijon, o mel e tempere com sal e pimenta. Esfregue bem os peitos de frango com esta mistura e deixe assentar à temperatura ambiente. Se quiser, pode deixar o frango a marinar no molho mais cedo e guardar no frigorífico até à hora de preparar, porque quanto mais tempo ficar a marinar, mais saboroso fica.

    Aqueça uma colher de sopa de azeite numa frigideira grande em lume médio alto. Quando o azeite estiver quente, junte os peitos de frango fatiados e deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos até ficarem dourados. Vire-os ao contrário, tape e reduza o lume para médio. Deixe cozinhar durante mais 4 a 7 minutos (depende da altura das fatias). Transfira para um prato e tape com uma folha de papel de alumínio ou vegetal.

    Agora faça o molho na mesma frigideira: reduza para lume médio e derreta uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite. Junte os cogumelos, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante 4 minutos.

    Depois acrescente as chalotas, os orégãos, o tomilho e o piripíri. Deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo várias vezes. Coloque agora a farinha e o alho e deixe cozinhar durante um minuto, mexendo sempre. Reduza para lume brando.

    Junte lentamente metade do caldo de galinha. Acrescente o resto do caldo com uma colher de sopa de amido de milho, de forma gradual, até juntar as natas. Deixe ferver durante um minuto ou até engrossar ligeiramente. Junte agora o pesto, os espargos e deixe ao lume durante mais 2 minutos ou até os espargos ficarem crocantes mas macios ao mesmo tempo. Se o molho ficar demasiado espesso, junte um pouco mais de caldo de galinha. Acrescente agora as ervilhas e o parmesão até este derreter. Volte a colocar os peitos de frango na frigideira e envolva-os no molho. Tempere com sal e pimenta e sirva com arroz basmati, noodles ou uma salada, decorados com um pouco mais de parmesão ralado.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: carlsbad cravings

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *