pesto de beterraba, o meu mais recente e saudável vício

    Estou esmagada. A minha querida e adorável sogra recebeu-me com um aperitivo que acabou comigo. Há muito tempo que não comia nada tão bom. Que maravilha e que receita moderna ao mesmo tempo. Tenho de admitir que tenho uma sogra muito à frente. Fomos lá jantar no fim-de-semana e, para abrir as hostilidades, vejo uma taça cor-de-rosa com um aspeto divinal cercada por umas tostinhas apetitosas:

    – É pesto de beterraba, uma receita que descobri num blog – esclarece-me prontamente a dileta progenitora do meu querido Marido Mistério.

    Sem cerimónias atirei-me à taça como um bêbedo se atira a uma garrafa de vinho. Resultado: Sogra 1 – Nora 0.

    Por isso, não descansei enquanto não pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita do The Roasted Root. Ele só vai precisar de uma beterraba, três dentes de alho picados, nozes tostadas, queijo parmesão ralado, azeite, sumo de limão e sal. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

    Beet-Pesto.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 190º C. Lave bem a beterraba e seque-a. Corte-a em pequenos cubos e coloque-a numa folha de papel de alumínio. Embrulhe os pedaços de beterraba nessa folha de papel de alumínio, formando uma espécie de pacote. Coloque o pacote de alumínio no forno, durante 50 minutos ou até as beterrabas ficarem macias e o sumo começar a sair. Deixe arrefecer. Junte todos os ingredientes, menos o azeite, no liquidificador e bata bem. Enquanto o liquidificador está a trabalhar vá acrescentando lentamente o azeite até todos os ingredientes estarem bem misturados. Se o pesto ficar demasiado espesso, pode juntar um bocadinho de água para ficar com a consistência desejada.

    Além de fazer um sucesso em qualquer jantar, porque é lindo de morrer, este pesto de beterraba é absolutamente delicioso e até que é light. Como sou ligeiramente obsessiva, tornou-se o meu mais recente vício. Agora, quando chego a casa, desvairada de fome, como este fantástico aperitivo à colherada.

    Obrigada, minha querida sogra, pela dica!

     

    Um beijinho para todas as sogras e noras espalhadas por essa blogosfera,

    Ela

     

    receita e fotos: the roasted root

     

    4 comentários em “pesto de beterraba, o meu mais recente e saudável vício

    1. Nada contra a repetição da história de há dois anos, contada agora como se tivesse acabado de acontecer, mas é um pouco de má fé apagar a prova do crime – o post igual a este aqui publicado em 2015. Escapou foi uma referência a esse primeiro post feito num outro, aqui: https://www.casalmisterio.com/salada-de-beterraba-queijo-de-cabra-e-238012. Só tenho pena que haja esta mentirinha. Com tanto de bom para partilhar, tantas receitas deliciosas, tantas críticas e ideias pertinentes, tinham mesmo de recorrer a este fingimento?
      Um beijinho de uma fã vossa, que espera que não voltem a contar com a falta de memória deste lado… ou que, pelo menos, não ajam como se uma história antiga (cuja veracidade posso admitir que estou a questionar, lamento…) se tivesse passado no último fim de semana.

    2. Olá, Ana

      Antes de mais, deixe-nos agradecer o seu comentário. Felizmente, não se trata de qualquer tipo de mentirinha. Já dissemos várias vezes aqui no blog – como pode ver, por exemplo, neste link (https://www.casalmisterio.com/rolinhos-de-pizza-com-pesto-presunto-e-552147) – que, por vezes, republicamos algumas receitas antigas que são mais procuradas.
      Como a pesquisa por receitas antigas não é muito intuitiva aqui no blog e como recebemos vários pedidos de leitores a perguntarem-nos sobre receitas já publicadas, por vezes colocamo-las novamente no início da timeline ou destacamo-las no Facebook. E apagamos o link antigo porque optámos por não ter repetições no blog.

      Muito obrigado,
      Casal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *