pizza com base de batata doce, uma receita espetacular vegan e sem glúten

    Cada vez que o jantar cá em casa é pizza tenho o fundamentalista da alimentação saudável, o meu querido e adorável Marido Mistério, a massacrar-me como se eu fosse uma assassina em série de crianças.

    OK. Mea Culpa. Mas há dias tão caóticos que chego a casa e apercebo-me de que me esqueci de planear o jantar. O que é que eu posso fazer? Uma mulher não é de ferro. Só a Thatcher mas duvido que fosse ela a tratar do jantar no número 10 de Downing Street.

    Só que hoje vou surpreender o meu querido Marido Mistério. Quando me perguntar o que é o jantar, vou responder-lhe com um ar triunfal:

    – Pizza!

    – Só podes estar a gozar!

    – Vegan, sem glúten e com base de batata doce. Ias dizer alguma coisa?

    – Onde estão os ingredientes? Vou já pôr o avental.

    – Bem me parecia.

    Os miúdos ficaram felizes da vida e foram logo para a cozinha ajudar o pai a fazer “a pizza saudável” que a mãe deles descobriu no blog Blissful Basil.

    Eles só vão precisar de batata doce, descascada e cortada em pequenos cubos, sementes de chia, água, farinha de aveia sem glúten, farinha de amêndoa, azeite, vinagre de cidra, manjericão seco, orégãos secos, alho em pó, sal e uma pitada de piri-piri. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

    IMG_2493.JPG

     

    Comece por cozer a batata doce durante 30 minutos ou até ficar bem macia.

    Junte as sementes de chia e a água numa taça pequena, misture com um garfo e deixe assentar à temperatura ambiente, durante 10 minutos, para criar um substituto do ovo.

    Pré-aqueça o forno a 200º C.

    Coloque as batatas doces cozidas numa taça grande e esmague-as. Junte a mistura de sementes de chia, a farinha de aveia, a farinha de amêndoa, o azeite, o vinagre de cidra, o manjericão e os orégãos, o alho, o sal e o piri-piri. Mexa bem até ficar uma mistura homogénea.

    Entretanto, forre uma forma de pizza com papel vegetal. Espalhe, com a ajuda de uma espátula, a base de batata doce no fundo da forma, com pouco menos de um centímetro.

    Coloque a forma de pizza no forno durante 25 a 35 minutos ou até a base estiver pronta e as pontas ficarem douradas quase acastanhadas. Retire a base do forno e deixe arrefecer.

    Junte os seus toppings preferidos: neste caso, a receita original incluiu molho de pizza, parmesão vegan, alcachofras, tomate cherry e manjericão, e volte a colocar no forno durante cerca de 5 minutos. Corte em fatias e sirva!

     

     

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: blissful basil

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *