“pizza” de claras de ovo com cogumelos, espinafres e parmesão, um almoço hiper light

    Os primeiros dias da semana são para mim sinónimo de penitência. Segunda e terça-feira são os dias em que me redimo de todos os meus pecados. Peço perdão por todos os que cometi durante o fim-de-semana anterior, pelos que cometi ao longo da vida e pelos que ainda vou cometer. E qual é a minha penitência? Cumprir (ou tentar cumprir) a minha eterna dieta.

    Ontem aconteceu um milagre na minha vida. Inspirada pela elegância das estrelas que desfilaram na passadeira dos Óscares, aspirando um dia a ter o corpinho da Jennifer Lawrence ou da Alicia Vikander, fechei e boca! E consegui. Controlei-me e sobrevivi sem cair em tentação, graças ao jantar que estava delicioso e é super light: chamo-lhe pizza porque adoro enganar-me a mim própria mas basicamente é uma espécie de omelete fininha feita com as claras dos ovos, cogumelos, espinafres e parmesão ralado.

    A receita é do fantástico blog Foodie Crush, demora cerca de 15 minutos a fazer e é também um excelente almoço. Só vou precisar de cogumelos fatiados, espinafres frescos, claras de ovos, flor de sal, queijo parmesão ralado e molho picante para os mais aventureiros (opcional). Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes para uma pessoa, espreite aqui a receita original.

    Spinach-and-Mushroom-Egg-White-Frittata-foodiecrus

     

    Pré-aqueça o forno para grelhar. Aqueça uma frigideira anti-aderente (que possa ir ao forno) em lume médio com um fio de azeite. Junte os cogumelos laminados e deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos, virando-os uma ou duas vezes. Acrescente os espinafres frescos e deixe-os ao lume durante 1 ou 2 minutos ou até os espinafres ficarem com um aspeto murcho. Bata as claras dos ovos numa taça até fazerem espuma, tempere com uma pitada de sal e junte-as aos cogumelos e aos espinafres.

    Espalhe por cima uma colher de sopa de parmesão ralado. Deixe as claras cozinharem até as pontas ficarem sólidas. Levante com cuidado as pontas das claras e mexa a frigideira de forma a que o líquido escorra para debaixo da parte já cozinhada. Deixe ao lume durante mais um minuto. Transfira a frigideira para o forno e deixe-a grelhar durante 2 ou 3 minutos ou até as claras incharem e ficarem bem passadas. Retire a “pizza” do forno e espalhe o resto do queijo parmesão ralado. Sirva com o molho picante se gostar (eu sinceramente dispenso)!

     

    Um ótimo almoço e uma fantástica dieta para quem, como eu, está em penitência,

    Ela

     

    receita e foto: foodie crush

    3 comentários em ““pizza” de claras de ovo com cogumelos, espinafres e parmesão, um almoço hiper light

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *