por fora é um bolo de chocolate maravilhoso, por dentro é uma mousse cremosa e irresistível: tem mesmo de ver este vídeo!

    Bolo Cremoso 4.jpg

    Só há uma coisa melhor do que um bolo de chocolate: é um bolo de chocolate (calma, o meu poder de repetição ainda não chegou tão longe…) que é cremoso por dentro. Eu explico: por fora é um bolo de chocolate maravilhoso, por dentro é uma mousse cremosa e irresistível. Já está a ver do que é que estou a falar? Calculei. Só que esta fantástica sobremesa de Natal tem mais uma incomparável vantagem: além da tal mousse cremosa por dentro, ainda leva uma mistura irresistível de frutos vermelhos.

    Quando a colher rebenta a capa firme do bolo, sai lá de dentro um creme aveludado que me deixa a babar durante três dias seguidos. Esta fantástica receita de Natal que colocou toda a Família Mistério em transe foi-nos sugerida pela Chef Express, a marca de robôs de cozinha do Pingo Doce, que nos lançou o desafio para a experimentarmos em casa. 

    Tudo o que precisa – além da Chef Express, claro – é de seis simples ingredientes. Mas se não está com paciência para me continuar a ler, o melhor é aprender a fazer a receita neste vídeo de apenas 50 segundos.

     

     

    Ingredientes

    • 200 g de chocolate culinário
    • 6 ovos médios
    • 150 g de açúcar
    • 150 g de manteiga
    • 60 g de farinha
    • 100 g de mistura de frutos vermelhos

     

    Comece por picar o chocolate, na velocidade 8, na Chef Express. Ao fim de oito segundos, vai ter o chocolate transformado num pó fininho. Guarde o chocolate numa taça, separe as gemas das claras dos ovos (veja como fazer isto rapidamente aqui) e coloque as gemas no copo da Chef Express juntamente com o açúcar e a manteiga em pedaços. Programe 3 minutos, a 37°C, na velocidade 3. 

    Agora, junte o chocolate e misture durante 2 minutos, a 50° C, na velocidade 2. Coloque a farinha e misture mais 15 segundos, na velocidade 3. Coloque a mistura numa taça, lave e seque bem o copo da máquina e bata as claras em castelo, com a borboleta encaixada na lâmina, durante 6 minutos, na velocidade 3, sem o copo medidor na tampa.

    Envolva as claras em castelo no creme de chocolate, com a ajuda de uma espátula, e deite tudo para uma forma ou um ramequim com 27 cm de diâmetro. Espalhe os frutos vermelhos por cima (eu usei framboesas, amoras e mirtilos) e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 17 minutos.

    Bolo Cremoso 7.jpg

    Quando tirar o bolo do forno, salpique com um bocadinho de cacau em pó ou açúcar de confeiteiro e com mais uns frutos vermelhos e pode servir. Vai ver o sucesso que vai fazer! Cá em casa os mini-misteriosos já convocaram uma manifestação para exigir este bolo na consoada.

     

    Um óptimo bolo para si onde quer que o chocolate esteja,

    Ele

     

    vídeo e fotos: casal mistério

     

    Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a Chef Express

    2 comentários em “por fora é um bolo de chocolate maravilhoso, por dentro é uma mousse cremosa e irresistível: tem mesmo de ver este vídeo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *