Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

por que não faz a sua granola para o pequeno-almoço? e se juntar manteiga de amendoim e baunilha?

Vou dizer-lhe isto muito baixinho, como se fosse o José Fidalgo a susurrar-lhe ao ouvido com aquela voz de adolescente obstipado: esta receita é deliciosa, mas por cada porção está a ingerir 277 calorias.

Agora, voltando à voz de ser humano normal: consegue ultrapassar este ligeiro constragimento? Eu consigo. E por isso é que estou aqui a partilhar consigo esta maravilha da natureza que encontrei aqui, mesmo antes de a experimentar. Vi a receita no início desta semana e estive a guardar-me para a fazer no fim-de-semana. Mas a nossa relação já está numa fase tão avançada que, francamente, não consigo esconder segredos de si. Por isso, aqui vai.

image.jpeg

 

Ingredientes 

  • 3,5 chávenas de flocos de aveia
  • 1 chávena de amendoins torrados (podem ser doces ou salgados)
  • 3/4 de chávena + 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 1,5 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3/4 de chávena de manteiga de amendoim
  • 1/4 de chávena de óleo de canola
  • 2/3 de chávena de xarope de ácer
  • 2 colher de chá de baunilha
  • 1/4 de chávena de leite

 

A primeira grande vantagem desta receita é ser previsivelmente deliciosa. A segunda é ser incrivelmente fácil. Comece por aquecer o forno a 140º C. Misture a aveia, os amendoins, a farinha, o fermento e o sal numa taça grande. Noutra taça, bata a manteiga de amendoim, o óleo, o xarope de ácer, a baunilha e o leite até ficar com um creme suave. Junte o creme com a mistura de aveia e espalhe tudo num tabuleiro sobre papel vegetal.

Deixe cozinhar durante 15 minutos, remexa uma vez e coloque mais 15 minutos no forno. Retire antes se entretanto ficar dourado – tenha atenção, não deixe ficar castanho. Retire do forno para arrefecer ao ar livre. E depois coma com iogurte, fruta, leite, gelado – ou sem mais nada, também dá um óptimo petisco a meio da tarde. Se quiser uma versão mais light, use geleia de agave em vez de xarope de ácer. 

Apesar de eu ter esperado pelo fim-de-semana para preparar tudo, poderia perfeitamente ter feito a granola durante um dia de semana, entre um jantar, dois banhos e três trabalhos de casa. Só escolho o fim-de-semana por um motivo: preparo uma quantidade grande, guardo num frasco e vou comendo ao pequeno-almoço ao longo da semana. Vou é como quem diz, vamos... Com esta Família Mistério alargada, desconfio que esta granola não chegue a segunda-feira.

 

Bons pequenos-almoços para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e fotos: pinch of yum