Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

porquê comprar compotas no supermercado quando pode fazer um delicioso doce de morango e sementes de chia sem açúcar em 20 minutos?

Eu sei que a pergunta do título é gigante, mas eu estou tão entusiasmado que tenho muita informação para partilhar. Um doce de morango caseiro, feito com os morangos biológicos e saborosos comprados na praça, já seria uma grande receita. Sem açúcares artificiais melhor ainda. Pronto em apenas 20 minutos é quase a loucura. E então com sementes de chia, o que lhe dá uma textura de uma gelatina quase líquida e cremosa, é o sonho de qualquer conterrâneo do Salvador Sobral.

A receita divinal é do fantástico blog The Roasted Root e resume-se a seis simples ingredientes: morangos frescos e cortados em pedaços, sementes de chia, xarope de ácer (ou outro adoçante natural como mel), sumo de limão espremido no momento, canela em pó e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.

strawberry_chia_seed_jam_2.jpg

 

O mais importante desta receita é escolher uns morangos bem frescos e saborosos. Se conseguir isso, é como o código postal: tem meio caminho andado para um doce divinal. Tudo o resto é facílimo. Junte os morangos com o xarope de ácer e o sumo de limão numa panela tapada, com o lume médio-alto. Mal levantar fervura, reduza o lume e destape a panela. Continue a cozinhar a fruta enquanto mexe durante cerca de 10 minutos.

Quando os morangos estiverem bem moles, esmague-os com a ajuda de uma colher grande ou de um calçador de batata – quanto mais esmagar a fruta, mais líquido ficará o doce. Acrescente as sementes de chia e misture bem enquanto cozinha tudo durante mais cerca de oito minutos. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Para acabar, acrescente o extracto de baunilha, a canela e a flor de sal a gosto. Mexa tudo e guarde no frigorífico quando estiver completamente frio.

Por cima de umas panquecas ou de uma torrada, fica absolutamente delicioso – e saudável, e dietético.

 

Leia ainda:

 

Um óptimo doce para si onde quer que o açúcar esteja,

Ele

 

receita e foto: the roasted root

 

2 comentários

Comentar post