Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

porquê fazer um tronco de natal normal quando pode ter um tronco de natal de nutella?

É uma pergunta difícil, não é? Eu próprio ainda não sei o que é que andei a fazer estes anos todos com o tradicional tronco de Natal quando mesmo aqui ao lado estava esta deliciosa receita da fantástica cozinheira Jane Hornby, autora do famoso livro de receitas What to Bake and How to Bake It. Para uma receita que dá para cerca de 10 pessoas, tudo o que precisa é de oito ingredientes.

5672c4e0190000e50078a26d.jpeg

Ingredientes

Para o bolo

  • 6 ovos
  • 160 g de açúcar mascavado
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 120 g de cacau em pó, mais duas colheres de sopa para espalhar por cima
  • Uma pitada de sal

Para o recheio

  • 200 g de chocolate meio amargo com 60% de cacau
  • 350 g de natas gordas
  • 200 g de Nutella
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

  

Pegue numa forma-tabuleiro com 40 cm por 25 cm e unte o fundo e os lados. Depois cubra o fundo do tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Enquanto pré-aquece o forno a 180º C, coloque os ovos e o açúcar mascavado dentro de uma taça e bata até ficar uma mousse espessa com cerca do dobro do tamanho.

Ao fim de mais ou menos cinco minutos, desligue a batedeira e acrescente a farinha, o sal e o cacau através de um passador. Depois, envolva-os na mousse muito lentamente, usando uma espátula para manter o oxígénio no seu interior – se misturar com força, vai quebrar as bolhas de oxigénio e fazer a mousse diminuir de tamanho. Aproxime a taça o mais possível do tabuleiro e espalhe cuidadosamente a mousse por toda a superfície (se deitar de uma distância muito afastada, vai acabar também com o oxigénio no interior da mousse). Se for preciso, incline o tabuleiro para os lados de forma a deixar a mousse chegar a todos os cantos.

Leve ao forno durante 15 minutos ou até o bolo crescer e as bordas começarem a encolher. Descole o bolo do tabuleiro com uma espátula para o ajudar a soltar-se quando o tirar, caso este se tenha agarrado um pouco ao fundo. Depois, coloque uma folha de papel vegetal em cima da bancada da cozinha coberta com as duas colheres de sopa de cacau. Vire o bolo para cima do cacau e cubra-o com uma toalha de cozinha enquanto arrefece – assim vai mantê-lo húmido. 

Agora é a vez de se dedicar ao recheio de Nutella. Aqueça 290 g das natas numa panela até levantar fervura. Retire do lume e acrescente o chocolate partido aos bocadinhos, a Nutella e a baunilha. Misture enquanto tudo derrete. Deixe arrefecer. Finalmente, deite as natas que sobraram numa taça e junte metade da ganache de chocolate. Bata à mão até ficar bem espesso.

Quando o bolo estiver frio, retire a toalha e a folha de papel vegetal com cuidado para não trazer o bolo agarrado. Apare as pontas do bolo e faça um risco com uma faca no lado mais comprido do bolo que esteja mais perto de si. Espalhe o recheio por cima do bolo e enrole-o bem apertado começando no lado onde fez o risco.

Corte cerca de dez centímetros numa das pontas, na diagonal. Depois coloque o tronco maior em cima do prato onde vai servir e junte o bocado que cortou ao tronco principal, formando um ramo. Espalhe o resto da ganache por cima e leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora. Antes de servir polvilhe com açúcar de confeiteiro para dar este ar de neve. 

É ou não é um grande upgrade ao seu tronco de Natal? 

 

Um feliz Natal pasta si onde quer que a Nutella esteja,

Ele

 

receita: jane hornby; foto: liz e max haarala hamilton