Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

quais os alimentos que deve comer juntos para ter uma alimentação mais saudável

Ok, já todos sabemos que devemos comer maçãs, peixes gordos, vegetais e carnes brancas. Mas o que está a deixar a minha querida e distinta Mulher Mistério à beira da euforia dietética são as combinações de alimentos mais saudáveis. Recentemente saíram alguns estudos que provam que certos alimentos ajudam o seu organismo a absorver melhor os nutrientes de outros. 

O jornal britânico Daily Mirror falou com vários nutricionistas para analisarem os resultados dos estudos mais recentes e fazer uma selecção das melhores combinações de alimentos para a sua saúde. Por exemplo, sabia que ao comer chocolate preto com maçã está a ajudar a prevenir ataques cardíacos? Imagina porquê? O melhor é descobrir tudo aqui em baixo.

 

Maçã com Chocolate Preto

Apples-and-dark-chocolate-MAIN.jpg

Antes que o entusiasmo lhe suba à balança, convém esclarecer que estamos a falar de chocolate preto, saudável e pouco doce, e não daqueles brigadeiros recheados com doce de leite. De qualquer forma, não deixa de ser uma boa notícia.

Porque é que faz bem à saúde?

A casca da maçã tem um palavrão de seu nome quercetina, que basicamente é um flavonóide com propriedades anti-inflamatórias, e o cacau (prometo que vou evitar mais palavrões científicos) tem um antioxidante que ajuda a impedir que as artérias fiquem rijas. Os estudos indicam que, juntos, estes dois alimentos ajudam a desfazer os coágulos que se possam formar no sangue e assim impedir problemas cardíacos.

Como comer?

Experimente derreter o chocolate preto no microondas e molhar lá dentro umas fatias de maçã fresca enquanto vê a sua série preferida na televisão. Não parece nada mal, pois não?

 

Salmão com um Copo de Vinho

A-plate-of-salmon.jpg

Não fosse esse pequeno detalhe de ser apenas UM copo de vinho e esta arriscava-se a ser a melhor combinação do mundo. Salmão comemos várias vezes em casa (no forno aqui, em sashimi aqui ou até em tártaro aqui) e um copito de vinho cai sempre bem.

Porque é que faz bem à saúde?

Boas notícias: um estudo recente feito em Itália concluiu que as mulheres que bebiam um copo de vinho por dia tinham níveis mais elevados de ómega-3, a gordura quase milagrosa que ajuda a reduzir o colesterol e os triglicéridos no organismo.

Melhores notícias ainda: outros estudos concluíram que os homens que bebiam dois copos de vinho tinham os mesmos resultados – e, convenhamos, dois copos sabem sempre melhor do que um. Como os peixes de águas profundas – o salmão, a truta ou a sardinha – têm elevadas quantidades de ómega-3, ao juntar estes peixes com um ou dois copos de vinho está a ajudar o seu copo – perdão, o seu corpo – a combater o colesterol.

Como comer?

Fácil. Pega nesta receita de salmão aqui e num copo de vinho branco e tem um jantar perfeito para um dia de semana.

 

Coxas de Frango com Batata Doce

19187766_LhjhZ.jpeg

Mais um prato que está várias vezes à mesa da Mansão Mistério. Vamos lá confessar: frango é fácil e prático de fazer, não é? E batata doce é deliciosa, não é assim?

Porque é que faz bem?

O Daily Mirror explica que o zinco é fundamental para espalhar a vitamina A pelo corpo. E a vitamina A é uma óptima ajuda para o seu sistema imunitário. Ora, as coxas de frango têm zinco e a batata doce está carregada de vitamina A. Junte os dois num prato de jantar e vai ver o bem que lhe faz – ao corpo e à alma.

Como comer?

Faça estas deliciosas coxas de frango hiper-estaladiças aqui e acompanhe com esta batata doce com queijo de cabra e nozes do blog Ciao Florentina.

 

Ovos com Brócolos

18584194_DRk07.png

São os vegetais preferidos das Crianças Mistério. Se eu resolvo fazer espinafres para o jantar, é "um drama". Se decido fazer salada, é "sempre a mesma coisa". Mas cada vez que preparo uns brócolos salteados ou até mesmo só cozidos, sou recebido de sorriso rasgado na cara. E, então com ovos, é dia de festa na Mansão Mistério.

Porque é que faz bem?

Segundo os últimos estudos citados pelo Daily Mirror, se juntarmos um alimento rico em cálcio com outro cheio de vitamina D, o seu corpo consegue absorver 60% mais do cálcio que ingeriu. E os brócolos, juntamente com os outros vegetais de folha verde, estão entre os legumes mais ricos em cálcio, enquanto os ovos são uma das maiores fontes de vitamina D.

Como comer?

Que tal uma omelete de queijo feta e brócolos? Parece-lhe bem? Então veja aqui a receita do site Health.

 

Salada com Abacate ou Amêndoas

Fresh-avocado-salad-with-orange-pulp-and-feta-chee

Dia sim, dia não, há salada na Mansão Mistério. Confesso, é mais prático lavar umas folhas de alface e cortar uns tomatinhos cherry do que estar a saltear espinafres ou brócolos.

Porque é que faz bem?

Os verdes da salada são ricos em fitonutrientes que ajudam a combater as doenças cardíacas, as cataratas ou até o cancro. No entanto, eles devem ser ingeridos com uma pequena quantidade de gorduras monoinsaturadas, como as que existem no abacate ou nas amêndoas. Um estudo da Universidade do Ohio concluiu que os fitonutrientes de uma salada eram absorvidos até três vezes mais quando ingeridos com uma colher e meia de abacate.

Como comer?

Esta fantástica receita aqui leva alface e abacate. E tomate cherry. E frango. E é quase um almoço completo.

 

Mas ainda há mais combinações saudáveis de alimentos: tomate com azeite, amoras com framboesas, papas de aveia com mirtilos, bife com ervas aromáticas frescas, açafrão com pimenta preta, couves de Bruxelas com manteiga ou leite com banana. Se quiser saber porquê, clique aqui para ver a lista completa do Daily Mirror.

 

Um jantar saudável para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: daily mirror, ciao florentina, health

1 comentário

Comentar post