Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

qual a melhor maneira de começar a sua semana? com uma receita deliciosa que não suja nenhum prato – zero!

É segunda-feira, aquele dia que devia ser abolido do calendário, o início do inferno, o princípio do suplício, o começo do sofrimento, o arranque da angústia, o primeiro dia daquela parte horripilante da sua semana, o sinónimo mais frustrante de "trabalho". É aquele momento em que olha para a frente e só vê mais quatro dias intensivos a acordar cedo, sair tarde, aturar o chefe, ignorar os colegas e dar cabeçadas no monitor cada vez que o computador bloqueia. Está infeliz? Eu também. E para agravar as coisas, vou contar-lhe uma novidade: 99,999999999% dos restaurantes do país estão fechados. Até nisso a segunda-feira é um dia para esquecer. Ou não. Porque há sempre uma boa solução para uma segunda-feira de sofrimento: chegar a casa, abrir uma garrafa de Maritávora branco (o de 2011 custa cerca de 8 euros) e fazer um delicioso jantar que não suja louça nenhuma.

Ouviu bem? Nenhuma. Nem tachos, nem panelas, nem pratos... A receita milagrosa é do fantástico blog Cooking Classy.

salmon-and-asparagus-in-foil8-srgb..jpg

 

Ingredientes

Para 4 pessoas

  • 4 lombos de salmão
  • 0,5 kg de espargos
  • 2,5 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 limão cortado em rodelas fininhas
  • 8 raminhos de endro fresco
  • Sal e pimenta preta moída no momento

 

Então vamos lá esclarecer o mistério: se não se usa qualquer peça de louça, onde é que se cozinha o salmão? Boa pergunta, não estava nada à espera dessa...

Cozinha-se o salmão em cima de uns papillotes de folha de alumínio. Corte uma folha de alumínio grande em quatro e dobre cada uma ao meio para ficar com o fundo reforçado e não deixar sair molho. Divida os espargos pelas quatro folhas depois de lhes cortar o pé e deitar fora. Misture o azeite com o alho picado numa taça e deite uma colher de chá desta mistura por cima de cada conjunto de espargos, juntamente com sal e pimenta. Depois, lave os lombos de salmão, tempere-os com sal e pimenta dos dois lados e coloque-os por cima da cama de espargos. Deite o resto do azeite com alho por cima dos lombos de salmão e coloque dois raminhos de endro e duas rodelas de limão no topo.

Feche bem o alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º C, durante 12 minutos, por cima de uma folha de papel vegetal sobre um tabuleiro. A receita original diz 25 minutos a meia hora, mas eu gosto do salmão mal passado.

O resultado é zero pratos para lavar e um prato delicioso para comer. Há melhor incentivo para se aguentar estoicamente até sexta-feira?

 

Uma boa semana de trabalho para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: cooking classy