Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

qual a quantidade exacta de água que deve consumir por dia

A minha querida e prezada Mulher Mistério chegou cá a casa na semana passada e anunciou, no seu estilo definitivo e catastrofista:

- A partir de agora cada um dos elementos desta família tem de beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. 

No meio desta onda de calor que já derreteu metade da minha massa corporal à noite, a Família Mistério aderiu em peso às indicações maternais e trocou os copos desta casa por verdadeiros jerricans que os acompanham para todo o lado: da praia ao cinema.

Perante o exagero, resolvi investigar o assunto. E este artigo do jornal digital Huffington Post foi a minha salvação. Por isso, aqui vai o recado: minha querida Mulher Mistério, não precisamos de beber dois litros de água por dia. E porquê? Por quatro motivos fáceis de explicar:

pexels-photo-102736.jpeg

 

  1. Em primeiro lugar, a quantidade de água que deve ser ingerida varia consoante o sexo e a idade de cada um: vai dos 0,7 litros a ingerir por um bebé de 6 meses até aos 3,7 litros a ingerir por um homem adulto.
  2. Agora que já está de garrafão de água do Luso na mão, as boas notícias: quando o Instituto de Medicina americano fala em água ingerida não está a dizer que tem de ser pura, sem nada adicionado. Ou seja, a água está no garrafão que a mini-misteriosa mais velha leva para a praia, mas também está nos sumos, nos refrigerantes, no chá e até no café que bebemos: tudo conta como água ingerida. 
  3. Mais uma boa notícia: quando o Instituto de Medicina diz "ingerir" não diz "beber". Cerca de um quinto da água que ingerimos por dia vem de alimentos sólidos e não de líquidos. Por isso, abuse de comida como melancia, pepino, alface, aipo, tomate, morangos, laranja ou toranja. Até as sopas, as gelatinas ou os sorvetes substituem a água que tem de ingerir.
  4. Chegou a vez das más notícias: há comida diurética e essa vai obrigá-lo a ingerir mais água. É o caso dos espargos ou do álcool. Se consumir em grandes quantidades, tem de compensar, bebendo mais água.

water-791235_960_720.jpg

Ponderado tudo isto, aqui ficam as quantidades certas de água que deve ser ingerida diariamente, de acordo com o Instituto de Medicina americano (pode ver a tabela completa aqui).

 

Crianças

  • Até aos 6 meses: 0,7 litros
  • 7 a 12 meses: 0,8 litros
  • 1 a 3 anos: 1,3 litros
  • 4 a 8 anos: 1,7 litros

Homens

  • 9 a 13 anos: 2,4 litros
  • 14 a 18 anos: 3,3 litros
  • Mais de 19 anos: 3,7 litros

Mulheres

  • 9 a 13 anos: 2,1 litros
  • 14 a 18 anos: 2,3 litros
  • Mais de 19 anos: 2,7 litros
  • Grávidas: 3 litros
  • A amamentar: 3,8 litros

 

Um óptimo copo de água para si onde quer que esteja,

Ele

1 comentário

Comentar post