Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

queijo gouda com massa folhada no forno: adoro o advento!

Bendita seja esta época de partilha, de família, de solidariedade, de generosidade e de muito alimento. Já estamos em contagem decrescente para o Natal e aqui em casa já se experimentam receitas para a consoada. Digamos que inaugurámos uma espécie de Advento Gastronómico. Em vez de abrirmos uma janelinha de um calendário, todos os dias, ensaiamos um novo prato para o Natal, de preferência fácil e original. Ontem, experimentámos esta maravilha que encontrei no blog Savory Simple. Demora meia hora a fazer e é facílima, até para mim. Só precisa de massa folhada, farinha, dois queijos Gouda e um ovo ligeiramente batido. Depois, para servir, tenha à mão fatias de maçã e amêndoas laminadas e tostadas. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

Savory-Simple-Recipe-Baked-Gouda-27.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200ºC e pepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Divida uma folha de massa folhada ao meio. Numa bancada limpa e polvilhada com farinha, estique a massa com o rolo até que uma das folhas tenha tamanho suficiente para envolver todo o queijo. Coloque a massa folhada no tabuleiro que preparou. Ponha o Gouda no centro da massa e tape o queijo com a massa que sobrou à volta, de forma a não ficar de fora nenhum pedaço de queijo. Sele a massa folhada, retirando o excesso com uma tesoura. Vire ao contrário de forma a que a parte que selou fique no fundo. Repita o mesmo processo com o outro queijo e a outra folha de massa folhada. Pincele o topo das massas folhadas com o ovo batido e faça alguns buracos na massa com um garfo. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até a massa folhada ficar dourada e acastanhada por cima. Transfira os queijos para uma travessa. Sirva com fatias de maçã ou com amêndoas laminadas tostadas.

É ou não é um ótimo e calórico aperitivo para o Natal?

 

Uma boa e curtinha semana (bendito feriado),

Ela

 

receita e foto: savory simple 

 

2 comentários

Comentar post