Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

quer uma sobremesa sem glúten para o natal? apresento-lhe o bolo de chocolate e amêndoa sem farinha

Enquanto quase toda a gente sonha com o Pai Natal a chegar, numa noite estrelada, sentado num trenó, com um saco gigantesco cheio de presentes, desde miúdo que eu sempre sonhei com uma criança sentada à frente de uma mesa cheia de filhoses, bolos e mousses de chocolate. Era eu.

É claro que uma cabeça destas tinha de acabar a escrever um blog de comida. (E já agora de bebida, porque desde cedo que tinha sonhos agitados com cintilantes copos de gin com a água tónica a borbulhar).

Isto para dizer que os meus últimos dias – e os próximos também – foram passados à procura de ideias mirabolantes para cozinhar para a consoada e para o dia 25. Umas mais calóricas, outras mais light. Mas todas deliciosas.

Uma das receitas mais incríveis que descobri foi do fantástico blog Pretty Simple Sweet. É um divinal bolo de chocolate que leva amêndoa moída em vez de farinha integral e consegue manter o centro cremoso e uma textura leve graças às claras batidas em castelo. Mas o melhor é parar com a conversa e pegar na colher de pau.

Como ingredientes, só vai precisar de chocolate preto, manteiga sem sal partida em pedaços, ovos com as gemas separadas das claras, brandy (para animar a sua noite de Natal), açúcar, farinha de amêndoa (pode comprar já pronta ou pode moer as amêndoas bem fininhas em casa), flor de sal e cacau em pó para o topping. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

ChocolateAlmondCake-2.jpg

 

Comece por untar uma forma com o fundo amovível. Depois embrulhe o exterior da forma com papel de alumínio para impedir que a massa saia para fora. Tratados os preparativos, pode atirar-se finalmente ao bolo propriamente dito. E essa é a parte mais fácil.

Derreta o chocolate, juntamente com a manteiga, no microondas, mexendo a cada 30 segundos. Numa taça grande, bata à mão as gemas com metade do açúcar, durante cerca de um minuto. Acrescente o chocolate derretido, o brandy, a flor de sal e as amêndoas moídas enquanto continua a bater.

Antes de acabar, só precisa de bater as claras em castelo com a outra metade do açúcar. Envolva as claras na massa aos poucos (um terço de cada vez) enquanto mexe cuidadosamente com uma espátula.

Deite tudo para dentro da forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 30 a 35 minutos. O bolo tem de ficar bem cozido por fora e mal cozido por dentro – que é tudo aquilo que eu mais gosto num bolo de chocolate.

Deixe arrefecer, salpique o topo com cacau em pó e coma discretamente enquanto o resto da família se atira aos presentes. Vai ver que não se vai arrepender.

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: pretty simple sweet