Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

quer uma surpresa genial para o fim-de-semana? tarte de maçã dentro de uma maçã

Não me diga que nunca passou por este momento de angústia ao longo da sua vida: estava mesmo, mesmo a apetecer-lhe uma deliciosa tarte de maçã, mas não vai fazer uma inteira só para si. Eu sei, é um momento que pode traumatizar qualquer pessoa para o resto da vida – eu próprio demorei alguns meses a ultrapassar este trauma depois da primeira vez que isto me aconteceu. Mas agora estou aqui, feliz e destraumatizado, depois de ter encontrado esta magnífica receita que resolve todos os nossos problemas. A grande ideia é do fantástico blog Chocolate & Carrots e dá a solução ideal para esta angústia: uma tarte de maçã só para uma pessoa, feita dentro da própria maçã. A questão é que esta receita é tão espectacular que não vou resistir a fazê-la em doses industriais para servir de sobremesa no próximo jantar cá em casa. Ainda por cima, é fácil de preparar.

Apple-Pies-for-Two-chocolateandcarrots.com_.jpg

 

Ingredientes

Para 2 pessoas

  • 2 maçãs granny smith grandes e lavadas
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 2 borrifadelas de spray de azeite

Para a massa

  • 3/4 de chávena de farinha
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 de chávena de manteiga sem sal
  • 2 a 3 colheres de sopa de leite magro

 

Eu já disse que isto era fácil de preparar, não disse? Então veja lá. Comece por fazer a massa para a cobertura. Junte a farinha, o açúcar e o sal com a manteiga cortada em bocadinhos pequeninos numa taça. Depois misture uma colher de leite de cada vez enquanto vai mexendo. Quando vir que está tudo transformado numa massa firme e consistente, pode parar. Tenha só atenção para não deitar leite demais senão vai ficar com a massa muito líquida.

Molde a massa como um disco, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico durante duas horas. Quando a massa estiver pronta, corte o topo das maçãs e deite fora. Faça uma circunferência com uma faca no interior da maçã, deixando uma margem até à casca. Depois faça uma esquadria no interior da circunferência com a mesma faca. Retire o recheio da maçã com uma colher até ao fundo, mas tenha cuidado para não desfazer a casca. Coloque os pedaços pequeninos de maçã dentro de uma taça e misture-os com o açúcar e a canela. 

Entretanto, tenda a massa com menos de 1 cm de espessura e corte-a em tiras. Encha as maçãs com o recheio de maçã, canela e açúcar, cubra-as com as tiras de massa entrelaçadas e borrife um pouco de azeite por cima. Leve as maçãs ao forno pré-aquecido a 180º C, sobre uma folha de papel vegetal, durante 30 a 40 minutos.

É ou não é uma receita genial, com uma apresentação deslumbrante?

 

Uma boa tarte de maçã para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: chocolate & carrots

1 comentário

Comentar post