Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

quinoa de coco com abacate e camarão envolvido em sementes de sésamo, o jantar mais saudável para um dia de sol

A minha querida Mulher Mistério já fez o favor de o dizer aqui e eu confirmo: estou verdadeiramente obcecado por quinoa. Como quinoa ao pequeno-almoço, como quinoa ao almoço, como quinoa ao jantar – só ainda não como quinoa ao lanche porque não sou homem de grandes exageros. E Ela também está a adoptar esta maravilha – especialmente depois de ter descoberto que a quinoa reduz a fome, ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis e nem sequer tem glúten. 

É por tudo isto que hoje vou fazer esta receita verdadeiramente irresistível que encontrei no fantástico blog How Sweet it Is. Trata-se de uma taça de quinoa cozida em óleo de coco e acompanhada com manga, abacate e um fantástico camarão tostado – também em óleo de coco – depois de ter sido envolvido em sementes de sésamo. Eu sei, só de ouvir isto dá fome, não é? Por isso, o melhor é despachar-me...

Tudo o que vai precisar é de quinoa, camarão descascado, manga, abacate, água, ovos, sementes de sésamo, farinha (não comece, é só uma colher de sopa...), coentros, óleo de coco, azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.

sesame-shrimp-bowls-I-howsweeteats.com-8.jpg

 

Primeiro, comece por cozer a quinoa. Lave-a bem, escorra-a e depois coloque-a numa panela com o dobro da quantidade de água, sal, pimenta e uma colher de sopa de óleo de coco. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e tape a panela. Deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Mal a água tiver sido absorvida, divida a quinoa por taças, mexa-a com um garfo para a soltar e acrescente a manga em cubos e os coentros partidos à mão. 

Enquanto a quinoa estiver a cozer, vá tratando do camarão. Bata os ovos numa taça. Noutra taça, misture as sementes de sésamo com a farinha, o sal e a pimenta. Seque bem o camarão com papel de cozinha e passe-o primeiro pelos ovos e depois pelas sementes se sésamo, pressionando-o bem para as sementes agarrarem. Aqueça três colheres de sopa de óleo de coco, em lume médio, e cozinhe os camarões até as sementes ficarem tostadas (cerca de um minuto de cada lado).

Quando estiver tudo pronto, acrescente os camarões às taças da quinoa e finalize com umas fatias de abacate, um fio de azeite e mais umas sementes de sésamo tostadas. 

Olhe lá bem para este aspecto: é ou não é uma razão mais do que suficiente para se tornar também um obcecado por quinoa?

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a quinoa esteja,

Ele

 

receita e foto: how sweet it is