Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ricotta no forno com mel, laranja e amêndoas: um brunch ou uma sobremesa? a escolha é sua!

Eu prefiro brunch. Isto porque acredito piamente que se comer mais ao pequeno-almoço e menos ao jantar é sinal de que estou a cumprir rigorosamente a minha dieta. Tenho sempre esperança de que se acreditar firmemente numa coisa, ela acaba por acontecer. Chamem-lhe karma, destino ou ingenuidade, não sei. Mas sei que vai acontecer. Por isso, está escrito nas estrelas que vou fazer esta incrível receita da revista australiana Gourmet Traveller.

Só vou precisar de manteiga, açúcar, mel, farinha (ou farinha de amêndoa, se preferir uma versão sem glúten), queijo ricotta, dois ovos ligeiramente batidos e amêndoas tostadas e picadas. Para o xarope de laranja, vou precisar do sumo e das raspas raladas de meia laranja e ainda de mais mel.

Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes, espreite aqui a receita original.

1114GT-fast-baked-ricotta.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 240º C. Bata a manteiga, o açúcar e o mel com a varinha mágica até obter uma consistência macia. Depois acrescente a farinha (se preferir sem glúten, use a farinha de amêndoa), o queijo ricotta e os ovos.

Coloque a mistura numa forma de bolo ou numa frigideira própria para ir ao forno, untada, e deixe-a no forno durante 12 a 16 minutos, até ficar dourada, com uma consistência fofinha. Entretanto, prepare o xarope de laranja, juntando todos os ingredientes num tachinho, em lume brando, mexendo bem até dissolver o mel.

Espalhe o xarope de laranja sobre a ricotta e sirva quente, decorada com amêndoas. Agora diga-me lá: o que vai ser? Um delicioso brunch ou uma magnífica sobremesa?

 

Um ótimo sábado,

Ela

 

receita e foto: gourmet traveller