Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

risotto de abóbora com limão e pistácios, o princípio do fim da minha dieta

EDOC2120.jpg

Oops! I did it again...” Esta letra de uma música que o lado feminino da nossa prole passava a vida a ouvir resume bem a minha vida. Porque, mais uma vez, esqueci-me que estava de dieta (estes lapsos de memória acontecem-me basicamente dia sim dia não). Não há nada a fazer. Basta-me a visão de um prato delicioso e pronto, nem com Memofante vou lá. Mas alguém resiste a um risotto de abóbora e pistácios? Eu não consigo. Por isso, quando descobri esta receita neste blog espetacular, fui ter com o meu querido Marido Mistério e pedi-lhe para fazer hoje para o nosso jantar.

- E a dieta? - perguntou logo Ele com aquele ar trocista e de quem nunca precisou de fechar a boca.

- Dieta? Ah, é verdade. Faço amanhã. E antes que Ele reagisse, fechei a porta da cozinha e deixei-o a criar.

EDOC2378.jpg

Ingredientes

  • 250 g de abóbora descascada
  • 6 chávenas de caldo de vegetais ou de galinha
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 alho francês médio, cortado em fatias muito fininhas
  • 1 dente de alho picado
  • 2 chávenas de arroz arbório
  • 2 ramos de alecrim
  • ¾ de uma colher de chá de sal e um pouco mais para temperar
  • 1/3 de uma chávena de vinho branco seco
  • Raspas de 1 limão finamente raladas
  • ½ colher de chá de sumo de limão espremido e mais um pouco para temperar
  • Pimenta q.b.
  • ¼ de chávena de pistácios picados
  • Queijo parmesão ralado

EDOC2410.jpg

Triture a abóbora num liquidificador. Coloque o caldo de vegetais ou de galinha num tacho pequeno e leve a lume brando. Derreta a manteiga numa frigideira grande em lume médio. Junte o alho francês e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar macio, durante 5 a 7 minutos. Misture o alho e deixe cozinhar até sentir o aroma, durante 1 minuto. Junte o arroz, a abóbora, o alecrim e o sal. Vá mexendo até a maior parte dos grãos de arroz ficarem semi-translúcidos, durante 3 a 4 minutos. Isto significa que eles absorveram uma parte da gordura da frigideira, que os vai ajudar a manterem-se separados uns dos outros, à medida que formam um molho cremoso. Junte o vinho e deixe cozinhar durante mais 2 minutos. Acrescente meia chávena de caldo de vegetais ou de galinha e vá mexendo, sobretudo nas bordas, de forma a evitar que o risotto se cole à frigideira, até a maior parte do líquido ter evaporado. Continue a acrescentar o caldo, meia chávena de cada vez, e mexendo sempre, até o risotto ficar cremoso e espesso, e os grãos de arroz macios, durante cerca 25 a 30 minutos. Retire os ramos de alecrim e misture as raspas de limão, o sumo de limão e a pimenta preta. Prove e junte mais sal e sumo de limão se achar necessário. Decore com pistácios e queijo parmesão ralado (opcional) antes de servir.

EDOC2092.jpg

Pensando bem, se não fosse o arroz, a abóbora, os pistácios e o queijo ralado, até que podia ser um prato light... Paciência. Amanhã como uma salada.

 

Bom domingo, de preferência, a deliciar-se com um magnífico risotto,

Ela

 

receita e fotos: cannellevanille

5 comentários

Comentar post