Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

risotto de quinoa com cogumelos e espinafres, uma receita saudável para um jantar especial

Basicamente esta receita deliciosa que descobri no blog Simply Quinoa é um quinotto, ou seja, um risotto que em vez de ser feito com arroz é feito com quinoa. Eu gosto imenso e, apesar de tudo, é mais saudável do que o risotto.

É ideal para um jantar especial e hoje parece-me uma grande sugestão para celebrarmos o regresso do horário de verão.

Só precisa de cogumelos porcini, quinoa, azeite, uma chalota picada, alho picado, cogumelos picados, pasta de miso, espinafres, caldo de legumes, levedura nutricional, sal, pimenta e piripíri.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

mushroom-quinoa-risotto-6.jpg

 

Ensope os cogumelos porcini em água a ferver durante 20 minutos. Retire os cogumelos e escorra a água para uma panela. Junte a quinoa e espere que a água ferva. Nessa altura, reduza para lume brando até a água ter sido totalmente absorvida, durante cerca de 15 minutos.

Entretanto, aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio e junte o alho, as chalotas e salteie até começar a sentir o aroma, durante 2 a 3 minutos. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar até ficarem macios, durante mais 5 minutos. Junte a pasta de miso e um pouco de pimenta e mexa até o miso se dissolver.

Quando a quinoa estiver pronta, junte-a à frigideira. Misture bem todos os ingredientes. Acrescente os espinafres e deixe cozinhar até começarem a murchar, durante um minuto ou dois. Nessa altura, junte meia chávena de caldo de legumes e a levedura nutricional. Mexa até obter uma textura cremosa. Se achar necessário, junte mais um pouco de caldo de legumes.

Retire a frigideira do lume, prove, ajuste os temperos e ponha um pouco de piripíri, se gostar.

Transfira para os pratos ou as taças que vai servir e decore com um pouco de cebolinho e queijo parmesão ralado.

  

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: simply quinoa