Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

rolinhos de lasanha de courgette, uma receita saudável e deliciosa para a minha dieta

Os nossos filhos já não podem ver a minha dieta à frente. Já não me aguentam. Compreendo-os perfeitamente. Já nem eu própria me aguento. Só o santo do meu querido Marido Mistério é que me atura. Por isso, tenho de os calar mas sem destruir por completo a minha dieta. Estou eu neste eterno dilema quando me deparo com esta incrível receita do blog Recipe Runner: rolinhos de lasanha deliciosos feitos com courgette em vez de massa. Uma alternativa light e saudável mas com todo o sabor da versão tradicional. Hoje à noite, quando os miúdos me perguntarem o que é o jantar, vou responder-lhes, triunfante:

- Lasanha. Alguma coisa contra?

Já estou a imaginar as lágrimas de emoção, tal a felicidade coletiva.

Vou precisar de queijo ricotta (magro, claro!), queijo cottage e parmesão, salsa, manjericão fresco, sal, alho em pó, flocos de pimenta vermelha e pimenta preta para o recheio. Depois, só preciso das courgettes, do molho marinara (pode fazê-lo em casa, é facílimo: espreite a receita aqui) e de queijo mozzarella picado light. A receita original inclui salsichas mas eu vou dispensá-las para fazer um prato mais saudável e até vegetariano (ainda bem que os miúdos não leem o blog!). Se quiser saber as quantidades certas destes ingredientes, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

ZucchiniLasagnaRolls.jpg

 

Para fazer o recheio de ricotta, misture todos os ingredientes num liquidificador até obter uma consistência macia. Coloque o recheio numa taça e mantenha-o no frigorífico até usar.

Entretanto, aqueça um grelhador em lume médio alto. Enquanto o grelhador está a aquecer, corte as courgettes, sobre o comprido, em fatias com cerca de meio centímetro de espessura. Com a ajuda de um pincel, espalhe o azeite nos dois lados das fatias e tempere com sal e pimenta. Ponha as fatias de courgette no grelhador bem quente durante 2 minutos de cada lado ou até ficarem macias. Retire-as do grelhador e deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 190º C. Unte um pirex com um pouco de azeite ou com um spray de cozinha. Espalhe no fundo do pirex 1/4 do molho de marinara. Limpe o líquido em excesso das fatias de courgette com folhas de papel de cozinha. Depois, coloque uma colher de sopa do recheio de ricotta numa das pontas de uma fatia de courgette e espalhe numa camada uniforme. Enrole a fatia de courgette e coloque-a no pirex com a parte onde as pontas se juntam virada para baixo. Repita o processo com todas as fatias. Ponha por cima dos rolos o resto do molho marinara e a mozzarella. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até o queijo começar a derreter ou borbulhar… e sirva logo, claro!

Vai ver que nenhuma criança vai resistir a esta lasanha saudável!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: recipe runner