Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

rolinhos de massa folhada recheada com queijo, o aperitivo ideal para petiscar durante a tarde

As escolhas gastronómicas nesta casa parecem as variações da meteorologia em Portugal. Tanto optamos por refeições hiper-saudáveis, como estas bolachas de batata doce que a minha querida Mulher Mistério ensinou a fazer aqui, como mergulhamos em receitas ultra-calóricas, como estas divinais mini-panquecas holandesas que eu descobri aqui. E hoje é dia de caloria. Por isso, é que eu tenho esta espectacular receita de rolinhos de massa folhada recheados com queijo, do fabuloso site Food52.

Há dois anos, já me tinha deixado encantar por esta receita de triângulos de massa filo com parmesão e alecrim, do inigualável Gordon Ramsay, que pode ver aqui. Mas agora, quando descobri a massa folhada recheada com queijo, entrei num admirável mundo novo. Só de ver o queijo derretido a sair de dentro da massa, já me dá tremuras. 

Tudo o que vai precisar para fazer esta delícia é de uma boa massa folhada, queijo parmesão (ou outro de que goste mais, eu adoro o queijo de São Jorge mais curado), alecrim, pimenta preta moída no momento, 1 ovo e um pouco de farinha para polvilhar em cima do balcão.

310578bc-5115-4ade-bebf-3120cfafb8fa--17021671926_

 

Comece por ralar o queijo o mais fininho possível. Pode usar só parmesão, só queijo da ilha ou pode juntar vários tipos de queijo: a receita original sugere uma combinação de parmesão com queijo cheddar, por exemplo. Depois misture algumas especiarias ou ervas aromáticas: pimenta preta e alecrim ficam lindamente, mas também pode colocar noz moscada, pimenta caiena, paprika fumada ou o que gostar mais.

Feita a mistura, tenda a massa num balcão com um pouco de farinha até ficar com um rectângulo com cerca de 3 milímetros de espessura. Pincele a massa com o ovo batido e espalhe dois terços da mistura de queijo por cima de metade da massa (sem chegar às margens). Dobre a massa ao meio e pressione-a com as palmas das mãos para a colar bem. Coloque a massa com cuidado num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal, e leve ao frigorífico durante 20 minutos para enrijecer. 

Retire a massa do frigorífico, volte a passar o rolo da massa por cima até ficar com 3 milímetros de espessura, pincele com o resto do ovo, espalhe o resto do queijo ralado e tempere com flor de sal e pimenta. Passe o rolo da massa novamente por cima do queijo para este entrar ligeiramente na massa e corte-a em tiras com cerca de 1 centímetro de largura.

Coloque de novo a massa no frigorífico durante mais 20 minutos e depois enrole as tiras, quando estas estiverem duras, com o queijo para dentro. Se não conseguir fazer facilmente os rolinhos, enrole as tiras à volta do cabo de uma colher de pau e depois retire-as com cuidado, colocando-as num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal.

Leve os rolinhos novamente ao frigorífico, durante mais 20 minutos, antes de os colocar no forno, pré-aquecido a 200º C, por 15 minutos ou até ficarem dourados. O frigorífico é importante para manter a forma dos rolinhos. Sirva com um molho de iogurte e lima para molhar e vai ver a maravilha que não é.

 

Um bom aperitivo para si onde quer que o queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

1 comentário

Comentar post