roteiro para passar 3 dias de sonho em barcelona

    Nós somos apaixonados por Barcelona. Sempre que podemos, vamos até lá passar dois ou três dias. Já fomos a dois, num fim-de-semana romântico, e também com os nossos Filhos Mistério que ficaram encantados com a cidade. A dois, fomos de avião; em família, fomos de carro, claro, que o orçamento não dá para tudo! Os miúdos adoraram passear pelas ruas do Bairro Gótico, da Cidade Velha, deliciaram-se na Boqueria, ficaram fãs de Gaudí e elas, sobretudo, perderam-se nas compras no Passeig de Gràcia.

    É uma viagem irresistível para o Carnaval ou para a Páscoa. E estes são os sítios onde tem mesmo de ir se passar três dias em Barcelona: onde dormir, onde comer e o que visitar, sem falta, na cidade.

    barcelona-rutas-turisticas-alternativas.jpg

     

    Dia 1 

    Comece o dia com um passeio pelo Bairro Gótico: deixe-se perder pelas ruas da parte mais antiga da cidade, explore as lojas e beba um café na espetacular Praça Real. Se tiver sorte, ainda apanha o mercado de artesanato onde estivemos horas de mais, segundo o meu querido Marido Mistério.

    plaza-real-barcelona-pf-c1.jpg

    bairro gotico.jpg

    Depois suba as emblemáticas Ramblas a caminho da Praça da Catalunha, não sem antes parar no Mercat de la Boqueria para petiscar os incríveis e coloridos ingredientes que encontra em cada esquina. Conselho: não pare na primeira banca, porque tem muito para ver e provar.

    IMG_5531 (1).jpg

    Percorra aqueles imensos corredores cheios de bancas coloridas onde apetece levar tudo para casa: especiarias, sumos de todas as cores, fruta fresca, queijos, presuntos, marisco, tapas, bolos, frutos secos de todos os tamanhos e feitios e, para a loucura total dos miúdos, gomas de todas as formas e cores, chocolates e sei lá mais o quê…

    IMG_5549 (1).jpg

    Na Praça da Catalunha, as crianças deliciaram-se com um artista de rua que espalhava pelo ar bolas de sabão gigantes.

    Restaurante_El_Principal_Eixample_Barcelona_Cocina

    Por essa altura, já será hora de almoço. Não deixe de experimentar as tapas na Barra de Tapas do restaurante Principal, onde almoçámos uns ótimos croquetes de presunto, uma excelente burrata com um tártaro de tomate e rúcula, uns chips de alcachofras, estaladiços e divinais, uma tortilha tipo crepe, de gambas, picante, absolutamente fabulosa e um bife tártaro bom e consistente. Experimentámos o vinho branco a copo da casa que também era ótimo. 

    Restaurante_El_Principal_Eixample_Barcelona_Cocina

    O interior do restaurante é sofisticado e elegante, sobretudo o terraço que é absolutamente maravilhoso. A barra de tapas, onde nós almoçámos, está muitíssimo bem decorada, com um ambiente mais descontraído. Tem também uma esplanada agradável em pleno passeio.

    batllo 2.jpg

    Depois do almoço, deixe-se enredar nas curvas e contracurvas de Gaudí. Mesmo ali ao lado, no Passeig de Gràcia, delicie-se com as joias da cidade, as espetaculares casas desenhadas pelo arquiteto: especialmente, a Casa Batlló, que vale mesmo a pena visitar por dentro, e La Pedrera, com o seu original terraço com 30 chaminés e caminhos sinuosos e ondulados!

    La-Pedrera-em-Barcelona.jpg

    Depois de uma banho de cultura arquitetónica nada como desanuviar, fazendo umas compras naquela movimentada rua da cidade.

    1-2000x925.jpg

    Ao fim do dia, voltámos ao Bairro Gótico para jantar no fabuloso Sensi Bistrot: um espetacular e minúsculo restaurante com tapas gourmet, como croquetes de queijo de cabra, carpaccios, ceviches e tártaros variados, raviolis de trufa, profiteroles de setas, pastéis de confit de pato, risotto de lagostins, enfim… um autêntico pesadelo para a minha dieta mas também uma verdadeira delícia!

    5-2000x925.jpg

    Seguimos a pé para o apartamento que alugámos para albergar toda a nossa Família Mistério. Chama-se 24 apartments e situa-se em pleno Bairro Gótico.

    barcelona-1_7_397.jpg

    A entrada é uma porta discreta de um prédio antigo recuperado com vários apartamentos modernos na movimentada Carrer Ferran, perto das Ramblas. Um mini elevador dá acesso a um hall bem arranjado que, por sua vez, é uma antecâmara para uma sala bem decorada que dá acesso a 4 apartamentos.

    barcelona-1_7_403.jpg

    Mas aqui tivemos uma pequena desilusão: a entrada cheirava a caril, e isso, ninguém merece… O nosso apartamento tinha uma cama de casal confortável e sofás-cama (que tivemos de abrir e fazer as camas).

    barcelona-1_7_401.jpg

    O espaço não é grande e não é propriamente um hotel, mas o quarto é confortável, os lençóis e os édredons brancos também e ainda inclui um armário que esconde uma kitchenette. A casa de banho é branca e minimalista mas pequena.

    Nós ficámos no 24 aparments porque gostei da decoração, da localização e, claro, do preço, mas há vários espalhados por Barcelona, espreite o site porque há para todos os gostos e carteiras.

      

    Dia 2 

    Não deixe de apanhar o funicular e subir a montanha de Montjuïc. Com uma localização privilegiada, tem uma espetacular vista panorâmica sobre a cidade.

    miramar2.jpg

    Aqui tem programas para todos os gostos: pode simplesmente passear e aproveitar os espaços verdes do parque, pode visitar o Castelo de Montjuïc, uma fortaleza com uma vista impressionante, pode espreitar a Fundação Miró ou o Museu Nacional de Arte da Catalunha.

    miramar.jpg

    Não deixe de ir beber um copo ao espetacular Hotel Miramar que também tem uma vista deslumbrante sobre a cidade. Ah, claro, e também não pode perder a impressionante Fonte Mágica.

    sandemans-new-barcelona.jpg 

    Para almoçar, espreite o site do grupo Tragaluz. É claramente a minha cadeia de restaurantes preferida em Barcelona e também em Madrid. Se descer pelo funicular até Barceloneta, experimente o Agua, mesmo em frente ao mar; se voltar para o centro, tem o Bar Lobo no Casco Antigo…

    Restaurantes_BarLobo_08-610x400.jpgRestaurantes_Agua_05-610x400.jpgRestaurantes_Agua_02-610x400.jpg

    Depois do almoço, já que está perto, suba ao Mirador de Colón para apreciar Barcelona e as Ramblas a partir do céu. E, já agora, porque não alugar umas bicicletas e percorrer o passeio marítimo, com o mar mesmo ali ao lado? É uma ótima sugestão para abater, por antecipação, as calorias que vai ingerir ao jantar… Sugiro-lhe um regresso à zona do Passeig de Gràcia. Tem na Pasaje de la Concepción três restaurantes do grupo: o Tragaluz (o nosso preferido), o Mordisco e o El Japonés, o difícil vai ser escolher.

    Restaurante_Eljapones_01-610x400.jpgRestaurante_Eljapones_00-2-1.jpg

    Uma outra sugestão para dormir e, melhor do que o 24 apartments, é The 5 Rooms. Foi aqui que ficámos quando estivemos os dois sozinhos. Basicamente é um Boutique Hotel urbano e alternativo que ocupa todo um prédio. Tem serviço e pequeno-almoço incluído e é muitíssimo bem decorado. Com salas comuns e suites privadas, a ideia é fazer-nos sentir em casa e cumpre muito bem a sua missão.

    junios-suite01.jpg

    Situado perto da Praça da Catalunha, do Passeig de Gràcia e das Ramblas, tem 12 quartos em torno de um pátio interior, muito típico da arquitetura do bairro Eixample. Os quartos (9 duplos e 3 junior suites) são espaçosos, super confortáveis, com boas casas de banho e amenites – e são todos decorados com elegância e requinte.

    junios-suite02.jpg

    Dia 3 

    Guardámos o último dia para nos perdermos na extraordinária obra inacabada de Gaudí: a Sagrada Família. A imponência da catedral – as curvas e contracurvas de uma obra-prima repleta de história – é, de facto, imperdível.

    Sagrada-Familia_Antoni-Gaudi_dezeen_936_0.jpg

    Dali partimos para o incrível Parque Güell, onde as crianças se renderam ao mundo mágico projetado por Gaudí e onde passámos momentos inesquecíveis. Ao fim da tarde, se ainda tiver tempo e pernas, não deixe de subir ao ponto mais alto de Barcelona: Tibidabo ou a Montanha Mágica, com uma vista incrível sobre a cidade, tem o mais antigo parque de diversões de Espanha e o espetacular Templo do Sagrado Coração.

    tibidabo.jpgTibidabo-Montain.jpg

    Infelizmente, já não deve ter tempo para mais nada, por isso o melhor é começar logo a planear uma nova viagem. Nós já estamos a tratar disso. É que é difícil encontrar outra cidade com tanta vida e bom ambiente na Europa.

     

    Onde dormir

    The 5 Rooms

    Nº 24 apartments

    W Barcelona

    Hotel Miramar

      

    Onde almoçar 

    Mercat de la Boqueria 

    Restaurante Principal 

     

    Onde jantar 

    Sensi Bistrot 

    Tragaluz

    El Japonés

     

    Uma ótima viagem para si,

    Ela

     

    fotos: casal mistério e d.r. 

    7 comentários em “roteiro para passar 3 dias de sonho em barcelona

    1. Falta aí o que é, para mim!, uns dos melhores restaurante de Barcelona.
      Sempre que vou a Barcelona nunca falta um almoço ou jantar lá.
      Ciudad Condal, na Rambla de Catalunya. Muito muito bom! A fila de espera desanima, mas vale muito a pena. Não é barato mas também não preços absurdos

    2. Gostei imenso deste post 🙂 Veio ajudar imenso no elaboração do meu roteiro para Março, que irei 3 dias e meio. Será possível ir até ao castelo de Montjüic sem apanhar um funicular ou teleférico? O monte de Tibidabo vale mesmo a pena visitar? Pergunto isto porque fica um pouco longe dos outros pontos turísticos?
      Já agora fica aqui um link se precisarem de um desconto de 10% no site booking.
      https://www.booking.com/s/21_8/34e9356c

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *