roteiro pelo douro: onde dormir, comer e beber ao longo do rio mais bonito de portugal

    20509127_4BYQo.jpeg

    Não estou a exagerar. É mesmo o rio mais bonito de Portugal. Então nesta altura das vindimas é mais deslumbrante do que nunca.

    Classificada pela Unesco como Património da Humanidade, a região do Alto Douro vinhateiro é linda de morrer. Vale a pena serpentear pelas curvas e contracurvas das estradas que ladeiam o rio e parar nos miradouros para apreciar o delicioso contraste do azul do rio com o verde das vinhas.

    Por isso é que, quando a SEAT nos desafiou a fazer 6 roteiros pelo país, ao volante dos carros da marca, o Douro foi uma das nossas primeiras escolhas.

    Desta vez, fomos ao volante do incrível SEAT Leon Cupra. Conseguimos fazer virar todas as cabeças dos condutores dos outros carros à nossa passagem. Não conseguiam evitar os olhares de inveja. O carro acelerava tão rapidamente que, pela primeira vez, consegui perceber o que a minha professora de pilates queria dizer quando me pedia para colar o umbigo à lombar. O Leon Cupra marca 300km/hora mas o meu querido Marido Mistério é demasiado cumpridor da lei para o testar até ao limite. Eu fiquei radiante com o carredor sem fios para o telemóvel, o que me dá um jeitão visto que ando sempre sem bateria.

    20180414_191044 2.jpg

    E onde foi a nossa primeira paragem? No hotel, pois com certeza. Há muitos e bons. Mas estes são, sem dúvida, os nossos preferidos:

     

    Onde dormir

    Douro Suites

    Douro Suites é provavelmente um dos mais discretos e surpreendentes hotéis em que já estivemos. E é literalmente em cima do Rio Douro. Nem parece um hotel, parece antes uma casa de família. Tem 6 quartos e uma casa com cozinha em cima do rio, a famosa Casa do Lago, ideal para um casal com crianças.

    20509116_LC5m8.jpeg

    A decoração é clássica e sóbria, os quartos são confortáveis com detalhes acolhedores, como as velas acesas na banheira, os bombons na mesinha de cabeceira, as toalhas e, para as noites frias na varanda, as mantas enroladas em fitas com laços perfeitos… Enfim, tudo é feito com muito cuidado e bom gosto e pensado ao detalhe.

    A piscina é magnífica (foto de abertura deste texto) e o jardim um paraíso de tranquilidade. E a vista para o rio, meu Deus? É de sonho. Já para não falar do pequeno-almoço, um extraordinário e requintado buffet onde tudo é fresco, delicioso e, acima de tudo, sofisticado.

    O hotel tem ainda bicicletas, um veleiro, um barco a motor e uma mota de água à disposição dos hóspedes. Vale a pena alugar uma destas opções para percorrer o Douro. Se quiser saber mais detalhes da nossa estadia, clique aqui. Se quiser reservar, vá ao site do Douro Suites.

     

    Casa do Rio

    Para chegar até aqui, prepare-se para percorrer um caminho de terra batida com cerca de dois quilómetros e meio. Mas garanto-lhe que não se vai arrepender. A Casa do Rio, perto de Foz Côa e em cima do rio Douro, é espetacular. Construída literalmente em cima do rio, sobre uns gigantescos pilares de pedra, tem seis quartos, todos iguais: espaçosos, em tons de branco, com uma varanda com uma vista deslumbrante para o Douro e duas cadeiras lá fora.

    0003D63BEDE3F4.jpg

    É um hotel de charme dos donos dos vinhos Quinta do Vallado que, no fundo, parece mais uma casa de sonho do que um hotel. A varanda é qualquer coisa de especial e única. Não vai conseguir parar de fotografar. A Casa do Rio serve jantares a pedido. Tem de avisar com antecedência que quer jantar e a cozinheira prepara uma ementa com os produtos frescos do dia. Os pratos são caseiros, muitíssimo bem cozinhados, mas uma desgraça para a minha dieta.

    O pequeno-almoço, servido em buffet na enorme sala ou na varanda com vista para o rio, é delicioso, saudável e tentador. Espreite aqui para ler todos os detalhes do nosso fim-de-semana lá. E para reservar, vá ao site da Casa do Rio.

     

    Quinta do Vallado

    Tal como a Casa do Rio, a sua irmã mais nova, a Quinta do Vallado é um Wine Hotel em todo o seu esplendor. E nós conseguimos a proeza de experimentar todos os vinhos que havia naquela adega. Acordávamos já a desejar que fosse meio-dia, a hora que estipulámos como razoável para beber o primeiro copo de vinho branco do dia.

    18017698_M3Y7M.jpeg

    A partir daí, entre provas de branco, tinto e portos secos, vintage e tawny, foi a verdadeira loucura. Eu sei. Não somos uns bons exemplos para os nossos filhos, mas ninguém é perfeito. O hotel está dividido em dois edifícios: o histórico, que data do século XVIII, entretanto recuperado, e o novo, do século XXI.

    Optámos pelo mais recente. Com paredes e chão de xisto, a decoração é sóbria e elegante. Os quartos são confortáveis e clean e as casas-de-banho, em xisto preto, são minimalistas e trendy. Mas o melhor de tudo é a visita guiada à adega.

    Se quiser saber mais sobre a nossa experiência na Quinta do Vallado, clique aqui. Para reservar, use o site.

     

    Quinta de São Bernardo

    Situada entre a linha do comboio e o rio Douro, a Quinta de São Bernardo tem uma localização privilegiada, com uma vista deslumbrante. Esta antiga casa de férias de uma família do Porto foi transformada, por um dos netos dos proprietários, num incrível e simpático hotel de charme. A decoração é o espelho da simplicidade e da discrição dos donos.

    21072148_13D8Y.jpeg

    Com apenas 7 quartos divididos por 2 andares, o espírito da casa de família mantém-se. Os quartos são muito giros e confortáveis, decorados num estilo rústico, mas moderno e luxuoso ao mesmo tempo. No andar de baixo, tem os espaços comuns: uma sala com lareira e uma mesa de snooker, uma sala de provas, a receção com uma pequena loja que vende os produtos que usamos no hotel, desde os roupões aos copos, a artigos artesanais como a marca de sabonetes Claus, e o vinho, claro, não estivéssemos em pleno Douro vinhateiro.

    O pequeno-almoço, muito variado e com ingredientes frescos e locais, é servido em buffet numa mesa comprida colocada no centro da sala de jantar com umas janelas enormes com vista para o rio.

    Encontra todos os detalhes da nossa experiência aqui e, se quiser reservar um quarto, vá ao site da Quinta de São Bernardo.

     

    Moinhos de Ovil

    Imagine um colchão, umas almofadas, um copo de vinho e um livro à beira-rio. É um sonho, não é? É o que pode encontrar nos Moinhos de Ovil, o refúgio ideal para quem gosta de Natureza no seu estado mais puro.

    20326016_Iuqyz.jpeg

    Situados na zona de Baião, no Douro, mesmo em cima de um ribeiro delicioso, são basicamente duas casas com uma decoração rústica e boho chic, e muito confortáveis. O ideal é juntar a família ou os amigos e ter este paraíso em exclusivo só para si.

    A Casa dos Moinhos nasceu na ruína do moinho propriamente dito e tem um quarto, cozinha, casa-de-banho e sala. A Casa da D. Amélia era a antiga casa de família do moleiro, com três quartos (dois duplos e um single), uma sala com lareira e uma casa-de-banho.

    Se quiser saber mais detalhes sobre estas românticas casas, espreite aqui, e para marcar vá ao site.

     

    Six Senses Douro Hotel

    O Six Senses Douro Valley, o único hotel da famosa cadeia em Portugal, era o antigo Aquapura Douro Valley. Situado numa quinta do século XIX, onde foi filmado o filme Vale Abraão, de Manoel de Oliveira, numa colina, em pleno vale do Rio Douro, tem vista para as montanhas circundantes, cobertas de vinhas, e para o rio.

    975x660_SSDV_Swimming_Pool_140x87 (2).jpg

    Tudo aqui é bom, tudo aqui é top, tudo aqui tem muita pinta, tudo aqui é caro. É o hotel mais luxuoso da região e conta com um SPA de referência, quartos, suites e villas, restaurantes, Wine Library, piscinas e horta orgânica.

    O restaurante tem como consultor gastronómico o irreverente e criativo Ljubomir Stanisic. Os quartos, as suites e as villas são enormes e têm uma decoração confortável e contemporânea, sempre mantendo o estilo natural típico do Six Senses.

    Para marcar, espreite o site do hotel.

     

    Onde comer

    DOC

    Armamar

    Ir ao Douro e não almoçar aqui é como ir a Roma e não ver o Papa (já me aconteceu, é certo, não tenho grande moral para usar este recurso expressivo). Mas o DOC é mesmo obrigatório. Podia dizer que vale a pena só pela incrível esplanada sobre o rio e pela vista arrebatadora, mas não. Tem muito mais.

    32372977_1670708776378382_3947065478916079616_n.jp

    Os pratos do mediático chef Rui Paula conseguem ser criativos, modernos e incrivelmente deliciosos. Com uma cozinha de inspiração transmontana e duriense, utiliza produtos deliciosos. Ovo a baixa temperatura, cogumelos, aveia e trufas são alguns dos ingredientes que vai encontrar de certeza na carta do DOC. Situado na Folgosa, concelho de Armamar, na marginal que liga a Régua ao Pinhão, tem uma decoração clean e minimalista e garanto-lhe uma coisa: não vai querer sair daqui. O ambiente é demasiado romântico e idílico para ser verdade. Já falei nos barcos a navegar pelo rio e nos comboios a passar na outra margem?

    Especialidades: O Ovo a Baixa Temperatura e a Alheira, Carabineiro no Arroz e Molho Aioli, Cachaço de Porco Bísaro com Puré de Batata Doce, e Arroz de Cabrito no Forno. Antes de ir, marque no site.

     

    Castas e Pratos

    Régua

    Com uma decoração surpreendente e uns petiscos maravilhosos, o Castas e Pratos tem uma esplanada magnífica em frente da marginal do Rio Douro. Daqui consegue ver as tradicionais quintas produtoras de vinho da região na outra margem e uma paisagem deslumbrante ao fundo. Instalado num antigo armazém dos caminhos de ferro, tem um pé direito altíssimo e uma decoração que mistura o moderno com o antigo.

    10714189_907552532597696_1037587099223587455_o.jpg

    Tem um andar de baixo com uma enorme mesa alta e uns bancos com os pés longos, para vinhos e petiscos. Toda esta zona está forrada com uma gigantesca garrafeira nas paredes. No andar de cima, a sala é mais tradicional. No entanto, há uma varanda de onde pode ver toda a zona de baixo.

    Especialidades: Açorda de Alheira, Cabrito ao Vinho do Porto.

    Pode ler a nossa experiência no Castas e Pratos aqui. Se quiser marcar mesa, vá ao site do restaurante.

     

    The Presidential Train

    Estação de São Bento – Quinta do Vesúvio

    Se é fã de alta gastronomia e do livro ou do filme Crime no Expresso do Oriente, este programa é a sua cara.  O The Presidential tem a bordo chefs de topo a cozinhar durante várias viagens inesquecíveis pelas margens do rio Douro. A edição deste ano chama-se Harvest Edition 2018, e junta alta cozinha com paisagens de sonho.

    20243437_6TaPz.jpeg

    Construído em 1890 para servir a família real portuguesa, esta autêntica relíquia passou a ser o Comboio Presidencial com a implantação da República, em 1910. Durante os quase 100 anos em que esteve em circulação, o comboio transportou Presidentes, chefes de Estado, Papas e monarcas, incluindo a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Agora chegou a sua vez.

    É, de facto, um programa imperdível mas, infelizmente, não é propriamente barato. São €500 por um dia completo, mas é de facto uma viagem única no tempo à frente do incomparável cenário do Douro, deliciando-se com uma gastronomia de luxo. Espreite aqui os detalhes de programa.

     

    Sus

    Régua

    Situado ao lado do Castas e Pratos, o Sus é requintado, com uma decoração espetacular que mistura o moderno com uma estrutura rústica. A carta inclui pratos típicos da cozinha portuguesa, mas com um toque de autor.

    23215466_368948396883457_1154238670911755045_o.jpg

    Aqui o porco é rei, ou não fossem as especialidades o Leitão Bísaro à Sus e o Caçhaço de Porco Serrano. Mas tem ótimas entradas e uma imensa variedade de peixe e carne.

    Já para não falar das tentadoras sobremesas. Para reservar uma mesa, clique aqui.

     

    Quinta da Pacheca

    Lamego

    É uma das mais bonitas e tradicionais quintas da região. Com uma entrada imponente e uma casa muitíssimo bem preservada, é um hotel de charme com uma decoração clássica e confortável e um restaurante com uma ementa sofisticada, respeitando a tradição da cozinha da região.

    12238055_945017222238023_5760153916903739866_o.jpg

    Todos os pratos sugeridos pelo chef Carlos Pires vêm acompanhados pelos melhores vinhos produzidos na quinta.

    Não deixe de experimentar o azeite. É delicioso. E de visitar as caves com direito a prova de vinhos. A Quinta da Pacheca acabou de inaugurar uns extraordinários quartos em forma de barris de vinho.

    Ainda não experimentámos, mas estamos muito curiosos. São espetaculares. Encontra todos os detalhes aqui.

     

    Cozinha da Clara

    Quinta de La Rosa, Pinhão

    Com uma incrível vista sobre o rio Douro, a Quinta de La Rosa, no Pinhão, abriu recentemente um restaurante. Chama-se Cozinha da Clara numa homenagem à avó de Sophia Bergqvist, co-proprietária e gestora da Quinta de la Rosa. Claire adorava cozinhar e receber.

    Restaurant 2.png

    A família quer agora eternizar o seu nome apostando numa gastronomia de raiz portuguesa, recorrendo a produtos locais e regionais, mas sempre de olho no livro de receitas da avó Clara. Todos os pratos são harmonizados com os vinhos produzidos na quinta.

    Para reservar uma mesa, espreite aqui os preços e a disponibilidade.

     

    Onde beber

    Passear, dormir, comer e beber. Beber muito. Vinho. E do bom. Muito bom. Os nossos dias foram passados dentro do Seat Leon Cupra, a descobrir a região, linda com as suas inúmeras quintas e paisagens deslumbrantes, sempre com o Douro como protagonista. Antes de bebermos, com o meu querido Marido Mistério ao volante; depois das provas, com o nosso precioso Mini-Misterioso que já tem a carta de condução.

    A quinta que mais me impressionou, não pelo vinho (porque, francamente ao fim de tanta prova, já não distinguia o tawny do vintage ou o tinto do branco) mas pela qualidade e o profissionalismo da visita, e pela beleza da propriedade e da vista, foi a Quinta do Seixo, da Sogrape. Cinco estrelas!

    Também visitámos as caves e as vinhas da Quinta da Pacheca, da Quinta do Vallado e da Quinta das Murças. A oferta é imensa, mas estas foram as nossas escolhas.

     

    Onde passear

    Não deixe de passear pela ciclovia junto ao restaurante DOC, o passeio é lindo e é ideal para digerir o almoço. E, claro, tem mesmo de percorrer o rio de barco. As ofertas são inúmeras: pode ir a dois ou em grupo. A Douro Azul tem passeios para todos os gostos, inclusive cruzeiros nos Navios Hotel. Escolha o seu preferido aqui.

    Se quiser um programa mais calmo e surpreendente, não deixe de ir em busca das cascatas do Rio Bestança. Nós parámos o nosso SEAT Leon Cupra à beira da estrada e enfiámo-nos por um caminho ao longo de um braço deste rio que desagua no Douro e conseguimos chegar a umas cascatas de sonho, completamente desertas. É um cenário único e vale mesmo, mesmo a pena.

    Se não estiver para grandes aventuras, siga a estrada Nacional 222 que sobe ao longo do rio. A certa altura, vai ver uma seta para Pias. Vire para esse caminho. Atravesse o Bestança e pare logo o carro. Aí tem uma fabulosa piscina natural por baixo de outra cascata. Nesta época do ano, é um sonho.

    O som da água a cair, a cor do rio e a paz que aqui encontrámos é o mais perto que estive do paraíso.

     

    Uma ótima viagem,

    Ela

     

    fotos: d.r. e casal mistério

     

    Este roteiro foi feito com o apoio da SEAT

     

    8 comentários em “roteiro pelo douro: onde dormir, comer e beber ao longo do rio mais bonito de portugal

    1. Tenho seguido as vossas sugestões , ano após ano.. Já os “ corri” a todos… Este ano desviei um bocadinho e vou experimentar a tenda do Carmo Boutique Hotel.. Espero que seja tão bom como parece .. Os outros não desiludiram!! 👌

    2. O Rio Bestança está cheio de mistérios para redescobrir!
      Fiquei mesmo feliz por o ver referenciado aqui no vosso site.
      Por termos uma casa de família no concelho de Baião (na aldeia de Porto Manso), todas as férias grandes da minha infância e da minha adolescência foram por aí vividas. Que saudades!
      As 5 rodas no Bestança são um desses mistérios. E na Serra de Montemuro também. Ficam as dicas.
      E, já agora… “porque o saber não ocupa lugar”… O rio Bestança é considerado um dos mais limpos da Europa.

    3. Nada do que falam é novidade! Para quem vai de carro para o Douro é muito pobre! E que tal ir almoçar a Galafura! E subir ao Miradouro! E depois fazer a estrada pelas vinhas e passar pela quinta do crasto , quinta nova, e descer para o Pinhão! Ou fazer a estrada de Sabrosa para Favaios e descer para o Pinhão? E que tal visitar Ventozelo e ir ao miradouro de São Salvador?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *