Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sabe o que acontece se despejar cobre a mais de mil graus por cima de um hambúrguer do mcdonald's? veja o vídeo aqui

big-macss_1024.jpg

É a polémica viral do momento. O Youtuber Tito4re resolveu despejar um copo de cobre derretido por cima de um Big Mac para ver o que acontece ao hambúrguer. São 1.085º C despejados sobre um alimento. E, enquanto o pão fica logo estorricado mal entra em contacto com o cobre líquido, pegando fogo e tudo, o hambúrguer permanece intocável àquela temperatura. Nas imagens, vê-se inclusive o cobre em chamas a deslizar pelo hambúrguer como se estivesse em cima de uma superfície resistente a uma bazuca do Assalto a Londres. Só ao fim de mais de um minuto, e depois de lhe começar a mexer, é que o hambúrguer se queimou.

É claro que se levantou logo uma onda de polémica contra a qualidade dos hambúrgueres da McDonald's e a quantidade de químicos que tornariam um simples hambúrguer imune a uma temperatura de mais de mil graus centígrados. O problema é que este efeito impressionante poderia acontecer com um hambúrguer do McDonald's ou com outro hambúrguer qualquer. 

 

 

Tal como explica o jornal digital Huffington Post, a carne permanece intacta graças ao efeito Leidenfrost. Esta regra da física demonstra que, a partir de uma certa temperatura, os líquidos criam uma camada isolante de vapor que os impede de se evaporarem. É o efeito Leidenfrost que faz com que uma gota de água deslize por cima de uma frigideira a ferver sem se decompor. E terá sido a humidade que existe dentro do hambúrguer que terá criado essa camada protectora, impedido-o de se queimar num primeiro momento. 

322F398200000578-3491819-image-m-29_1457975673286.

O site Science Alert vai até mais longe e mostra o que acontece se alguém mergulhar a mão em água e depois em chumbo derretido. (Devo desde já avisar que nunca experimentei isto em casa e não vou seguramente experimentar, por isso aconselho-o vivamente a não se pôr em aventuras). O site divulga um vídeo de 2009 em que dois homens fazem a experiência e nem sequer sentem o calor na mão.

No entanto, todas estas explicações não impediram o vídeo de Tito4re de se tornar viral. Até ontem à noite, tinha sido visto mais de 2,5 milhões de vezes e já tinha sido notícia nos principais órgãos de informação por todo o mundo, como a Time americana ou o britânico The Guardian.

Se gostar da ideia, veja aqui as outras experiências de Tito4re: por exemplo, o que é que o cobre derretido faz a um coco. A próxima também já está prometida: o que é que o cobre derretido faz a uma dose de batatas fritas do McDonald's. Enquanto isso, vou ali comer um hambúrguer e já venho.

 

Um óptimo Big Mac para si onde quer que o cobre esteja,

Ele

 

vídeo e imagens: tito4re 

1 comentário

Comentar post