sabe para que serve a gaveta em baixo do seu forno?

    É uma das três grandes dúvidas da Humanidade:

    1. Para que serve aquele bolso pequenino das calças de ganga?
    2. Para que servem aqueles dois buraquinhos na parte de cima dos ténis, onde ninguém enfia os atacadores?
    3. Para que serve a gaveta em baixo do forno?

    Seguramente que todos nós já nos debatemos com estas três questões absolutamente fundamentais para o futuro e felicidade da sociedade. Tudo o resto é irrelevante para o ser humano: se Pedro Santana Lopes ganha as eleições para o PSD… Se Donald Trump invade a Coreia do Norte… Se Mariano Rajoy declara a independência da Catalunha… Quem quer saber isso quando pode saber para que serve a gaveta em baixo do forno?

    1.jpg

     

    A questão das calças de ganga foi-me esclarecida há uns anos quando acidentalmente descobri que o bolso tinha sido desenhado, no século XIX, para os cowboys guardarem o seu relógio de… bolso. O enigma dos dois buraquinhos na parte de cima dos ténis é um pouco mais complexo e exige fazer quase um desenho que encontra aqui. Agora a gaveta em baixo do forno manteve-se um mistério até esta semana.

    Cá em casa usamos para guardar instruções e alguns artigos de despensa: película aderente, papel vegetal, papel de alumínio… Pois bem, isto é apenas TUDO o que não se deve fazer. A gaveta em baixo do forno aquece facilmente por causa da sua proximidade do calor – mais nos fornos a gás, porque a fonte de calor fica na base do forno, ligeiramente menos nos fornos eléctricos. No entanto, aquece e por isso torna-se perigoso guardar ali objectos inflamáveis como papel.

    201622_idip07a_01_PH131056 (1).jpg

    O que deve fazer é exactamente aproveitar o calor. No caso dos fornos eléctricos, a gaveta serve normalmente para manter a comida quente. Se já está na hora de tirar a comida do forno, mas ainda não está na hora de a servir à mesa, coloque o pirex que cozinhou dentro da gaveta por baixo do forno e este manter-se-á quente mais facilmente. E sem secar a comida porque o calor é menor.

    Há quem use também a gaveta para colocar pratos antes de os servir. Se quer aquecer um prato para o levar para a mesa, coloque-o na gaveta quando começa a cozinhar a sua comida no forno. No final, o prato estará quente e não vai arrefecer a comida.

    How to organize and plan your kitchen__201822_idip15a_01_PH147874.jpg

    Se o seu forno for a gás e a fonte de calor ficar na base do forno, então a gaveta pode aquecer demais para colocar uns pratos lá dentro. Use-a antes para gratinar ou para tostar o que acabou de cozinhar.

    Se tiver dúvidas, pode sempre consultar as instruções do seu forno, aquele livrinho que a minha querida Mulher Mistério se recusa terminantemente a abrir. Normalmente, encontra lá mais informações sobre a gaveta – e que às vezes ajudam a esclarecer alguns grandes enigmas da Humanidade.

     

    Um óptimo domingo para si onde quer que o seu forno esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

    9 comentários em “sabe para que serve a gaveta em baixo do seu forno?

    1. Estou espantado com a descoberta historica. Deviam de receber um premio pelo contributo importante que deram contra o aumento da importancia do arame farpado na cozedura do bacalhau . podiam tambem por a receita do gelo . muito importante para a reposição dos glaciares

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *