sabe porque comer chocolate com azeite faz bem à saúde?

    À partida, desconfio de todos os estudos que encontro. Mas, no final, acredito sempre naqueles que recomendam ardentemente o consumo de chocolate. E este estudo, publicado há poucos dias, pela Sociedade Europeia de Cardiologia, é tudo aquilo que eu preciso de ouvir para conseguir convencer a minha querida Mulher Mistério a deixar-me fazer mais receitas com chocolate em casa.

    Segundo a equipa de cientistas que esteve envolvida nesta pesquisa, a combinação de chocolate preto com azeite extra-virgem tem um efeito poderoso na saúde cardiovascular de toda a gente – até mesmo de pessoas que fumam ou que sofrem de hipertensão. 

    Ao longo de 28 dias, um grupo de 26 voluntários (14 homens e 12 mulheres) com, pelo menos, três factores de risco cardiovascular, consumiram diariamente 40 gramas de chocolate preto, o que equivale a quase meia tablete. Durante metade do tempo, o chocolate preto tinha adicionado 10% de azeite extra-virgem. Durante a outra metade, tinha 2,5% de maçã vermelha. Qualquer um dos três ingredientes foi utilizado por estar carregado de antioxidantes que fazem bem ao coração.

    5c7021a0-5e79-46d7-a3e3-eab9ec7f08ad--16315648814_c9ce85ee89_b.jpg

     

    As conclusões foram claríssimas: a junção do chocolate preto com o azeite extra-virgem deu resultados muito mais significativos do que a junção do chocolate preto com a maçã vermelha. Além de o azeite ter diminuido consideravelmente o risco de arteriosclerose (o entupimento das veias que leva a tromboses e ataques cardíacos), provocou também a subida do colesterol bom e a redução da tensão arterial – isto tudo em poucos dias.

    Os cientistas acreditam que estes resultados se devem ao aumento das células progenitoras endoteliais que são responsáveis pela reparação e bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Mas isso já me parece conversa demasiado científica para aqui. O que, de facto, importa é que o chocolate preto misturado com o azeite extra-virgem faz bem à sua saúde, reduz o risco de enfartes e diminui a tensão arterial. E é por isso que eu hoje tenho aqui uma fabulosa receita, do site Food52: uma mousse chocolate de preto com azeite. Ok, também tem duas colheres de sopa de cognac – mas um copito de vez em quando nunca fez mal a ninguém, pois não?

    00adc730-f740-4314-a467-b07489163181--2015-1113_extra-virgin-olive-oil-chocolate-mousse_alpha-smoot_341.jpg

    Leia ainda: 

     

    Tudo o que precisa para fazer esta delícia é de chocolate preto, azeite extra-virgem, cognac, café expresso já pronto, ovos e açúcar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.

    Derreta o chocolate misturado com o cognac e o café. Retire-o do lume – ou do microondas – tempere com uma pitada de flor de sal e vá misturando enquanto acrescenta as gemas uma a uma. Junte o azeite extra-virgem e bata com uma batedeira. 

    Bata as claras em castelo com o açúcar e depois envolva-as progressivamente com a mousse de chocolate. Utilize uma espátula para não perder a textura suave e cremosa da mousse. Adoro estas notícias que me incentivam a comer chocolate!

     

    Uma óptima mousse para si onde quer que o azeite esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *