Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sabe porque é que a pizza se chama margherita?

A grande vantagem destas perguntas que eu faço nos títulos dos textos é que nunca ouço a resposta, por isso continuo feliz e contente mesmo que desse lado tenha respondido "Sim, sei e estou farto de ouvir essa história". 

Quem não conhece a história da pizza Margherita pode ficar por aqui, quem conhece tem sempre outras hipóteses de leitura como O Cabaré do Goucha. Agora vamos falar de História, de política, de conflitos e de um chef que quis agradar a uma rainha.

pizza-1317699_960_720.jpg

 

Em Junho de 1889, depois de anos de conflitos sobre a unificação de Itália, o Rei Humberto I decidiu fazer uma viagem pelo país unido. Ao seu lado, levou a Rainha Margarida de Sabóia, ou Regina Margherita di Savoia. Ao longo da viagem pelo Sul, os Reis viram vários camponeses a comerem fatias de pão fininho com diferentes ingredientes, um hábito barato e popular entre as classes mais pobres. 

5aa802181f0000180316a398.png

Cansada da comida gourmet e minimalista, ao chegar a Nápoles – onde nos anos 30 tinha aberto a primeira pizzaria do mundo – a Rainha pediu para provar as famosas pizzas. E é nesta parte da história que entra Raffaele Esposito, o mais famoso pizzaiolo napolitano da época.

Perante a honra de ser chamado a servir uma rainha, Esposito preparou uma pizza especial, feita com as cores da unificadora bandeira italiana: molho de tomate encarnado, queijo mozzarella branco e manjericão verde.

pizza-3000274_960_720.jpg

Ninguém sabe se terá sido por acaso ou por conveniência política, a verdade é que a pizza preferida da Rainha Margarida foi exactamente a pizza com as cores de Itália. E por isso foi baptizada como Pizza Margarida, ou Pizza Margherita.

Primeiro popularizou-se entre a corte italiana e, no século XX, expandiu-se por todo o mundo graças à emigração de italianos para a Europa e a América.

Ainda hoje, a Margherita é a mais famosa e pedida de todas as pizzas do mundo. E transformou o mozzarella no queijo mais usado na receita. Só nos Estados Unidos são comidas 350 fatias de pizza por segundo, o que dá uns impressionantes 40 hectares de pizza devorados diariamente.

Cá em casa, estamos a tentar bater esses números. Com esforço, quem sabe se não chegamos lá?...

 

Uma óptima pizza para si onde quer que a Rainha Margherita esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

 

2 comentários

Comentar post