sabe porque é que deve pôr a manteiga antes de torrar o pão?

    71GPslDCY8L (1).jpg

    Pois, esta arrisca-se a ser a pergunta mais polémica de sempre do Casal Mistério. Mas, em tempos de polémica política, nós arriscamo-nos a lançar uma polémica culinária para alargar um pouco os temas de conversa na sociedade portuguesa. 

    Primeiro, a pergunta: costuma colocar a manteiga nas torradas antes ou depois de as tostar?

     

    81K+a4yA+1L (1).jpg

    Tenho de confessar que, cá em casa, nunca nos passou pela cabeça pôr a manteiga antes e torrar depois. Mas estes são tempos de mudança e, enquanto António Costa pensa na melhor maneira de formar Governo com o apoio do PCP, a jornalista Raquel Pelzel pensa na melhor forma de fazer uma torrada deliciosa. Em Setembro, Pelzel lançou o seu livro Toast e é lá que explica qual a técnica ideal para fazer uma torrada. E, surpresa das surpresas, o melhor é pôr a manteiga antes de torrar.

    Agora que já ultrapassou o choque inicial, quer saber os motivos por trás desta revolução? É para revolucionar que nós estamos aqui.

    Primeiro, porque o pão vai absorver melhor o sabor da manteiga bem derretida. Depois, porque o calor vai caramelizar a manteiga derretida. Finalmente, porque a superfície onde está a manteiga vai ficar estaladiça ao contrário do que acontece quando se passa a manteiga com o pão já torrado e este amolece. Isto para já não falar do interior da torrada que ficará húmido e saboroso.

    É claro que a minha querida Mulher Mistério já convocou uma manifestação nacional contra o excesso de gordura que se consome graças a esta técnica revolucionária, mas eu enfrentarei democraticamente os manifestantes na rua.

    671afd4f-c2e8-4211-9dd0-0c2cb16ce8c3--food52_11-27

    Tudo o que é preciso fazer é tirar pequenos pedaços de manteiga e espalhá-los em cerca de 70% da superfície – nem sequer é preciso barrar a manteiga, o que torna o processo mais simples quando esta está dura e acabada de sair do frigorífico. Depois coloque a fatia de pão deitada na torradeira e deixe tostar. É claro que, se tiver daquelas torradeiras em que as torradas ficam em pé, não pode ser, ou arrisca-se a acabar com um lago de manteiga no balcão da cozinha. 

    Nesse caso, o melhor é usar esta técnica do site Life Hacker: deite a torradeira e faça as torradas na horizontal.

    Agora, vamos lá saber: quem é que alinha nesta revolução ao pequeno-almoço?

     

    Uma óptima torrada para si onde quer que a manteiga esteja,

    Ele

     

    fotos: toast

     

    15 comentários em “sabe porque é que deve pôr a manteiga antes de torrar o pão?

    1. Ressuscitar pastéis de nata???!!! E que bom é fazer boca a boca a um belo pastel de nata (pensaram que isto não podia ficar mais estranho, não é 🙂 )

    2. O disparate não poderia ser maior.
      A manteiga não suporta altas temperaturas, o máximo possível será cerca de 110ºC. A torradeira atinge muito mais.
      Queimando a manteiga, esta será decomposta em ácidos gordos livres e ácidos gordos oxidados, os quais são radicais livres muito agressivos ao sistema digestivo podendo provocar cancro.
      As escolas de hotelaria são as grandes culpadas por não ensinarem aos alunos como evitar o problema das gorduras e óleos quando expostos a altas temperaturas.
      Poderão ver a tabela de temperaturas máximas a que os óleos e gorduras podem ser sujeitos aqui: https://hardbitalimentar.weebly.com/lei-fritos.html

    3. Ja fiz uma vez para ver como ficava, realmente e verdade tudo o que diz fica muito melhor, a grande questão como aqui tb já foi referido e a questão da gordura não suportar altas temperaturas sem se tornar prejudicial…

    4. Li este post enquanto pesquisava sobre torradeiras…
      Um dado técnico relativo a deitar as torradeira verticais: Uma vez que o ar quente sobe, duvido que estas torradeiras estejam preparadas para suportar o calor gerado na lateral da torradeira durante uma utilização mais intensa. Este modo de utilização poderá danificar a torradeira e/ou causar acidentes/incêndios.
      No que à torrada diz respeito, certamente iria sair mais queimada de um lado do que no outro.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *