sabe porque é que muitos restaurantes americanos estão a proibir as gorjetas?

    Antes de responder à pergunta, convém explicar o que é que se está a passar.

    A tendência começou no início do ano, em pequenos restaurantes de Nova Iorque. E agora está a chegar aos maiores grupos de restauração da cidade e a alastrar-se por outras cidades dos Estados Unidos. O jornal americano USA Today anunciou na semana passada que um dos mais prestigiados grupos de restaurantes de Nova Iorque também vai deixar de aceitar gorjetas a partir de Novembro.

    635804366808408142-XXX-ZX40158-D-DCOL-ZX40158-9093

     

    No entanto, aquilo que poderia parecer um ataque aos funcionários é antes uma forma de os defender. Ou, pelo menos, de defender aqueles que não recebem gorjeta. “Por vezes, os cozinheiros ou os empregados que lavam os pratos são tão importantes para a experiência que um cliente tem num restaurante como os empregados que estão a servir à mesa”, diz Danny Meyer, o dono do famoso restaurante The Modern que vai abolir as gorjetas em Novembro. E, contudo, eles não recebem gorjetas. 

    Nos Estados Unidos, a lei impede mesmo os restaurantes de distribuírem gorjetas por certos funcionários, limitando as gratificações aos empregados de mesa. “Há uma diferença de tratamento entre os empregados da frente e os de trás”, diz outro dono de restaurantes ao USA Today. E é essa diferença que o fim das gorjetas pretende combater.

    No The Modern, os preços terão um ajuste mínimo – “não vão ser muito diferentes” – e, em compensação, serão distribuídos prémios por todos os trabalhadores do restaurante tendo em conta o mérito e a produtividade. Esta medida foi também implementada no Dirt Candy, um dos mais famosos restaurantes vegetarianos de Nova Iorque. Aí as gorjetas foram eliminadas, mas foram substituídas por uma taxa de 20% a ser distribuída por todos os empregados. A medida está a ser um sucesso, tanto entre os clientes como entre o pessoal que trabalha no restaurante.

    Eu estou aqui ansioso por saber se esta tendência vai chegar a Portugal. E quais são os prémios que os donos dos restaurantes estão dispostos a distribuir…

     

    Um bom jantar para si onde quer que a gorjeta esteja,

    Ele

     

    foto: usa today

     

    27 comentários em “sabe porque é que muitos restaurantes americanos estão a proibir as gorjetas?

    1. Ao contrario do que s epassa em portugal, não dar uma gorjeta num restaurante nos EUA é quase…hummm…crime! 😀 Quando vamos comer fora nos EUA fazemos logo a conta a meter os 15% em cima da bill…sempre me lembro de ser assim e é assim que raciocinamos automaticamente. Estou curiosa por regressar lá e ver como se passarão as coisas sem as ditas!

    2. Por acaso discordo desta medida… Qual a melhor maneira de medir o mérito e a produtividade se não através do próprio cliente? Poder-se-ia atribuir prémios (ou aumentos!) aos cozinheiros, que sem dúvida são basilares no negócio, mas a interface com que o cliente lida é – como o Casal frequentemetne aponta – crucial para o bem-estar e para a sensação de ser bem servido. Sem essa motivação directa, vamos ver o que acontece… Sem querer misturar alhos e bugalhos, parece-me uma medida bem socialista 🙂

    3. Gosto dessa decisão. Para o turista essa questão da gorjeta, rigorosa e variável é complicada. Estivemos num pequeno restaurante numa pequena cidade americana, e como vínhamos de um grande centro e não dominamos a língua inglesa não nos demos conta que a gorjeta não estava na conta, como acontece também no Brasil, a garçonete ficou muito ofendida e ficamos no maior constrangimento até entendermos a situação é repararmos o nosso “erro”. Por isso acho muito mais conveniente é justa essa medida.

    4. Na practica, esses restaurantes estao a impor gorjetas de 20%. So porque se muda o nome, nao deixa de ser uma gratificacao. Pessoalmente, nao gosto do facto de os restaurantes nos EUA usarem as gorjetas para pagarem salarios. A gorjeta devia ser um bonus baseado no merito e nao uma obrigacao.

    5. … fazemos logo a conta “a meter os 15% em cima da bill “…sempre me lembro de ser assim e é assim que raciocinamos automaticamente. Mas o que quer dizer esta bacorada de frase?

      Em portugal, ou em Portugal?

    6. Sou contra as “gorjetas”, acho que é uma forma de os patrões se livrarem de pagar ao funcionário o merecido ordenado, para alem de achar que se todos pagarmos impostos pelo real vencimento que temos todos vamos acabar por pagar menos

    7. Peço desculpa Lília pela bacorada…estou de braço ao peito pós-operatório, com bastantes dores e medicada (daí andar a espairecer pela Internet) e custa-me um pouco a escrever no telemóvel só com um dedo e depois saem estas “bacoradas” que a Lília não percebeu e amavelmente me apontou.Quanto a escrever Portugal com minúscula está intrinsecamente relacionado precisamente com isso: custa-me escrever as maiúsculas por só teclar com um dedo, mas não pensei que isso fosse causar dificuldades de leitura ou assimilação do sentido da frase. Mas eu esclareço a Lília para não ter dificuldades de compreensão. Normalmente quando viajo para os Estados Unidos da América e vou a algum restaurante, quando faço as contas relativamente à conta final (“bill” quer dizer conta em Inglês), acrescentamos logo mentalmente cerca de 10/15% do valor da conta.Ou seja, vemos qual o valor da refeição na ementa e acrescentamos a percentagem referida para calcularmos qual o valor final da conta. Adquirimos este hábito por muitas vezes estarmos na companhia de pessoas que já moram nos Estados Unidos da América há muitos anos e estas fazem-no com naturalidade e estranham quando assim não é. É isto que quer dizes a minha “bacorada” de frase.

    8. Sou mais a favor de prémios de produtividade e incentivos do que gorjetas… Na minha opinião a gorjeta é algo que só deveria acontecer quando algo de excecional, que ultrapassa todas as expectativas ocorre. Tornar algo facultativo em moralmente obrigatório como no EUA já de si é mau, convertê-lo numa taxa é péssimo. Eu iria menos vezes comer fora perante esta obrigação.

    9. “Eu estou aqui ansioso por saber se esta tendência vai chegar a Portugal. E quais são os prémios que os donos dos restaurantes estão dispostos a distribuir…”
      Não faz sentido reflectir sobre se a tendência vai chegar a Portugal, porque a realidade portuguesa neste aspecto não tem nada a ver com a dos Estados Unidos. Por lá, não pagar uma gorjeta de uns 15% é uma ofensa (eu tive essa experiência pessoalmente quando lá cheguei, até perceber o sistema) e o ordenado dos empregados vem em grande parte das gorjetas.
      Para mim é ao contrário: ainda bem que essa tendência nunca chegou a Portugal.

    10. Pois eu acho que nao se deve dar gorjeta nenhuma, seja a quem for. Não o fazemos com outras pessoas que nos atendem nos mais diversos serviços, por que razão o havemos de fazer nos retaurantes? Aliás, já vi muita gente ser menos bem tratada por nao deixar gorjeta, e fazer essa distinção é que me parece de mau serviço. Como cliente devo merecer ser tratada o melhor possível, dê ou nao uma gorjeta. Se o patrão quer distribuir lucros pelos funcionários, mesmo aqueles q atendem de cara torta, é lá com ele. Fique com menos lucros ou aumente os preços do serviço. Agora fazer com que sejam os empregados a distinguir o atendimento aos clientes pq uns dão gorjeta e outros não, parece-me de mau costume.

    11. A gorjeta na minha opinião serve para premiar a excepção e não a “normalidade”, eu só dou gorjeta quando acho que a refeição que me serviram foi acima da média, que superou muito as minhas expectativas e que o serviço de atendimento foi excelente, não só dou gorjeta como elogio pedindo ao empregado de mesa que transmita a minha satisfação a toda a equipa. Dar gorjeta por imposição não acho certo e cai mal, é por isso que quando vou aos EUA nunca faço refeições fora do local onde fico alojado pois tenho cuidado de ficar em aparthoteis com kitchnett, se essa “moda” fosse tentada em Portugal os restaurantes ficariam às moscas.

    12. Concordo também.
      Se vamos a um restaurante iremos pagar o que comemos e todos os serviços a isso associado já estarão incluídos na conta.
      Dar gorjeta a alguém porque fez o seu trabalho? Quando já está a receber um salário pelo mesmo?
      Nessa perspectiva, todos devemos receber gorjeta pelo nosso trabalho também…
      Que os empregados de um restaurante tenham salários baixos, já será outra questão, a resolver pelo dono do estabelecimento, directamente, não indirectamente por quem o frequenta.

    13. A restauração em Portugal e EUA têm uma grande diferença. Em Portugal o empregado é pago pelo restaurante e as gorjetas são só um prémio de mérito dado pelo cliente, enquanto nos EUA a gorjetas nalguns restaurantes é o único rendimento que o funcionário recebe, por isso é que é taxado a 10/15 ou 20% em função do tipo de restaurante. O restaurante ao abolir as gorgetas, tem de arranjar outro modo de remunerar os empregados, por isso é que alguns restaurantes introduziram uma taxa, só que agora é o estabelicimento que faz a distribuição das mesmas.

    14. Esta situação já existe pelo menos em 4 restaurantes que conheço em Guimarães. As gorjetas vão para um fundo comum e duas vezes por ano são distribuídas em termos iguais por todos os trabalhadores dos mesmos.

    15. ? (subscrevo)

      acho ridículo ter de pagar mais do que a refeição que peço…mas sim, nos estados unidos e em inglaterra é (quase) sempre dessa forma.

    16. Muito ofensivo, desnecessário e injusto o seu comentário. Se não entendeu, explico melhor: vínhamos de Miami e lá, como em Nova York, as contas incluem a gorjeta. Como se faz, inclusive no Brasil. Nesta pequena cidade a conta não trazia a gorjeta inclusa e como já disse, a barreira da língua, nos levou ao erro. Por isso acho ótimo para o turista a decisão de sempre incluir a gorjeta na conta. Entendeu? Pois é, diferenças culturais são muito comuns, sabia que no Brasil chamar uma mulher jovem de rapariga é como chamá-la de mulher de vida desregrada. Pois, pois… Aliás, quando estive no seu país, que eu adoro, deixei gorjeta em todos os lugares, se isso acalma sua ira… Então… Avalie bem o que lê antes de falar bobagens.

    17. Trabalho num restaurante ja a alguns anos e quando entrei foi me logo dito que as grojetas eram divididas por todos os funcionarios neste momento isso nao acontece porque todas as grojetas em vez de serem divididas vao para o bolso do filho o patrao. O que eu gostaria de saber o que posso fazer para mudar e se é premitido por lei este tipo de situaçao. br>

    18. Trabalho num restaurante ja a alguns anos e quando entrei foi me logo dito que as grojetas eram divididas por todos os funcionarios neste momento isso nao acontece porque todas as grojetas em vez de serem divididas vao para o bolso do filho o patrao. O que eu gostaria de saber o que posso fazer para mudar e se é premitido por lei este tipo de situaçao. br>

    19. Caro amigo sou empregado de mesa ha 18 anos e nunca ouvi tanta barberidade junta…em primeiro lugar concordo com o comentario feito que diz que as gorjetas sao uma desculpa dos patroes pa nao pagarem o ordenado que cada empregado na sua funcao merece.quanto a situacao de ah e tal pk se nao dou gorjeta sou mal atendida e nao sei que isso e pk nao e atendida por profissionais mas sim la esta por mao de obra barata que os patroes usam para nao ter de pagar ordenados justos a quem e profissional e a simpatia em pessoa como e o meu caso e em terceiro lugar as goejetas foram inventadas para tambem haver pagamento pelo servico feito pelos empregados de mesa uma vez que existe uns certos clientes que vao para o restaurante querendo ser servidos como se fossem servidos num palacio pelos seus proprios empregados.tenho dito…ja para nao falar dos que resolvem ofender o empregado so por ser simpatico e atencioso

    20. Sou contra gorjetas (tips) penso que, se o serviço foi ótimo ou bom eu retornarei, mas se foi ruim eu não voltarei mais no local, irei procurar um novo restaurante ou hotel etc …O empregador tem que motivar seus funcionários e não o consumidor .

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *