sabia que o atum em óleo é melhor para si? 5 truques para tornar as suas compras de supermercado mais saudáveis

    Depois de bolos de manteiga, de hambúrgueres gigantes e até de pequenos-almoços carregados de Nutella, era preciso tomar uma decisão radical. A minha querida Família Mistério está a caminhar em passo acelerado em direcção ao abismo calórico. E eu decidi travar a fundo antes de ter de me mudar durante um mês para casa do Fernando Póvoas. A travagem começa no supermercado – com estes fantásticos conselhos dados pela nutricionista brasileira Cynthia Antonaccio à revista brasileira Boa Forma. Antes de comprar, tome atenção a estes detalhes. Vai ver que terá uma alimentação mais saudável. 

    Aqui estão os meus cinco preferidos.

    Supermarkt.jpg

     

    Atenção aos outros nomes usados para dizer açúcar

    Primeiro conselho: antes de comprar, leia o rótulo. Segundo: esteja atento à ordem dos ingredientes – eles são listados em ordem decrescente, dos que existem em maior quantidade, até aos que lá estão em menor quantidade. Terceiro: veja em que posição está o açúcar. E finalmente: esteja atento aos nomes que disfarçam o açúcar, como sacarose, sorbitol, glicose ou xarope de milho.

     

    Prefira o queijo cottage ao requeijão light

    É simples: o cottage tem mais cálcio e proteínas do que o requeijão. E o requeijão light tem mais cálcio e proteínas do que o queijo creme light.

     

    Opte pelo atum de lata em óleo

    Pode parecer uma contradição, mas deve pensar duas vezes no assunto. Apesar de ser mais calórico do que o atum em água, o óleo conserva melhor o ómega 3 do atum, o tal ácido que ajuda a combater as doenças cardíacas. O conselho da nutricionista brasileira é que escorra bem o óleo e coma só o atum.

     

    Embalagens mais pequenas

    Opte sempre por embalagens mais pequenas ou, no caso das bolachas, por caixas que têm lá dentro saquinhos mais pequenos só com duas ou três bolachas. É que, depois de começar a comer, é difícil parar.

     

    Escolha os peixes mais claros

    Quanto mais clara for a cor do peixe, menos gordura ele terá. Por isso, prefira pescada, truta, mero, robalo ou outros peixes brancos. No entanto, os peixes mais gordos, como o salmão, o atum ou a anchova, são ricos em ómega 3, o que ajuda a prevenir as doenças cardíacas. Segundo Cynthia Antonaccio, não deve deixar de comer estes peixes – mas em doses mais pequenas (cerca de 120 gramas por refeição).

     

    Se quiser dar uma olhadela aos outros conselhos para fazer as compras mais saudáveis, clique aqui.

     

    Boas compras para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    16 comentários em “sabia que o atum em óleo é melhor para si? 5 truques para tornar as suas compras de supermercado mais saudáveis

    1. O fato de conservar menos bem o omega 3 significa apenas que não irá retirar todo o benefício do atum e não que lhe faça mal… são duas coisas bem diferentes.
      E entre o mal do óleo e o benefício do omega 3 (que pode compensar noutros alimentos) pondere bem… eu continuo a preferir o atum em água – ou pelo menos em azeite, ou prefiro nem comer atum enlatado!

    2. Hambúrguer de atum
      – Juntar na trituradora uma cebola média, vários pés de salsa, uma cenoura pequena, duas colheres de sopa de flocos de aveia e um dentinho de alho. Colocar num recipiente e juntar uma lata de atum escorrido, em água (ou em óleo), e mexer com um garfo. Dar a forma de hambúrguer e cozinhá-lo numa frigideira anti-aderente, sem qualquer tipo de gordura. No final temperar com sal e pimenta. Vai muito bem com um queijinho fresco, magro, e uma salada verde! Delicioso!!

    3. Discordo da dica dos pacotes pequenos e ainda com pacotinhos mais pequenos lá dentro: é péssimo para o ambiente! Temos que nos preocupar connosco e com o planeta 🙂

    4. Obrigada pelas excelentes dicas de sempre. Principalmente pela forma leve e divertida com que passam tanta informação saborosa! Adoramos as receitas e as dicas! 🙂 🙂
      Gostaria de colocar uma dúvida pois, pelo que percebi, o artigo é brasileiro e requeijão por aqui é o nome dado a um creme de queijo para barrar (delicioso por sinal!), muito frequente na alimentação brasileira.
      Infelizmente nunca encontrei o nosso requeijão por estas bandas e o mais próximo (em sabor, textura ou mesmo calorias, penso) seria o ricota ou cottage (este segundo mais aguado e amarguinho, e realmente muito pouco calórico). Será que o artigo não se refere a esse queijo cremoso? Ele é realmente mais gordinho e bastante processado, o que faz do cottage uma opção significativamente melhor.
      Muito obrigada e mais uma vez parabéns!

    5. Estava mesmo a pensar nisso! Por norma, compro sempre em azeite, evitando até o em óleo por causa das calorias associadas. Em água dispenso totalmente, pois fica muito sem gosto para o meu paladar.

      Mas agora fico na dúvida se o óleo terá aqui vantagem sobre o azeite?!

    6. Para saber mais e melhor sugiro este livro “uma especialista em nutrição no supermercado ” da esfera dos livros!!! Totalmente adaptado aos hábitos e às ofertas existentes!!!

    7. Antes demais obrigado pelos posts anteriores sobre alguns temas que acho interessante. Na minha opinião o facto de opinarem sobre nutrição sem grande conhecimento da coisa é um erro crasso! Vocês vão influenciar muitas pessoas e isso mexe com a saúde delas. Ja existe tanta má informação em tudo o que e site que so confunde. Por favor parem com este tipo de post. Uma pessoa ja nem sabe o que comer!

      Obrigado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *