Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salada com lombo marinado ou lombo marinado com salada? eis a questão…

Dúvidas pertinentes que me assaltam o espírito quando me deparo com receitas espetaculares como esta do blog PBX Food Love. Esta receita é um ótimo jantar para quem está de dieta ou um excelente almoço para levar para o trabalho. Não pense que este é um mero bife com salada. Nada disso! É um ótimo lombo de novilho, só que marinado. A receita original sugere fraldinha, mas eu vou fazer com lombo.

Ainda por cima demora 10 minutos a fazer, depois de deixar a carne a marinar, claro. A minha sugestão é simples: faça a marinada, junte a carne e ponha no frigorífico. Enquanto isso, escolha um bom vinho tinto, abra a garrafa e vá bebendo um, dois ou três copos, depende da sua sede, claro. Depois faça a salada, beba mais o gole de vinho e, pronto, cozinhe o lombo.

Para fazer esta delícia, vai precisar do lombo de novilho, sumo de lima, azeite extra virgem, óleo de sésamo, coentros picados, dentes de alho esmagados, fatias de pepino, amendoins picados, um abacate cortado às fatias, cenoura ralada, folhas verdes e sementes de sésamo.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

steaksalad.jpg

 

Comece por fazer a marinada: junte o sumo de lima, o azeite, o óleo de sésamo, os coentros e o alho esmagado num saco de congelar juntamente com o pedaço de lombo. Retire todo o ar de dentro do saco, feche bem e deixe a marinar durante pelo menos 30 minutos. Quanto mais tempo melhor.

Entretanto, junte numa taça os coentros picados, as fatias de pepino, os amendoins e a cenoura. Tempere com o azeite, o óleo de sésamo e o sumo de lima e termine com as fatias de abacate.

Ferva um fio de azeite numa frigideira, retire a carne do saco e deixe escorrer o resto da marinada. Limpe o excesso com papel de cozinha, tempere com sal dos dois lados e leve ao lume durante 3 a 4 minutos de cada lado. Deixe o lombo assentar durante 10 minutos e depois corte-o em fatias. Junte à salada e finalize com os coentros picados e as sementes de sésamo.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: pdx food love