Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salada de abóbora com queijo de cabra e pinhões, o meu almoço light de domingo

O meu querido Marido Mistério já revelou aqui ontem em primeiríssima mão que emagreci um quilo! Os nossos filhos riem e gozam comigo, mas é melhor do que nada. "Grão a grão enche a galinha o papo", neste caso, é mais "salada a salada enche a Ela o estômago", mas o que é certo é que esta pequena conquista motivou-me e hoje vou manter-me firme e hirta na minha dieta. Por isso, senhoras e senhores, apresento-vos o meu almoço de hoje, que descobri no ótimo blog Gourmande in the Kitchen: uma salada de abóbora com queijo de cabra e pinhões, que é tudo de bom: fácil, simples, vegetariana, sem glúten, nutritiva e rica em fibra.

untitled.png 

Ingredientes

Para 4 pessoas

Para a salada

  • 30 g de pinhões
  • 2 abóboras pequenas
  • 45 ml de azeite, dividido
  • Sal e pimenta q.b.
  • 30 ml de vinagre de vinho do Porto, dividido
  • 150 g de espinafre baby e couve, lavados e secos
  • 60 g de queijo de cabra

 Para a redução de vinagre de vinho do Porto

  • 240 ml de vinagre de vinho do Porto
  • 15 ml de mel ou de xarope de ácer

 

Comece por fazer a redução de vinagre de vinho do Porto: coloque o vinagre num tacho para molhos e aqueça em lume médio. Misture com o mel ou o xarope de ácer e baixe para lume brando até que o vinagre reduza lentamente para cerca de metade do seu volume original (vai ficar com a textura de um xarope). Deixe arrefecer e guarde no frigorífico, num recipiente fechado, pronto a usar.

Para fazer a salada, comece por pré-aquecer o forno a 200º C. Espalhe os pinhões no tabuleiro. Toste durante cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem dourados. Reserve. Corte as abóboras ao meio e retire as sementes. Depois divida em quartos, deixando a casca. Coloque as abóboras no tabuleiro do forno, temperando com uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Deixe assar até ficarem macias (cerca de 35 a 45 minutos, dependendo do tamanho). Retire do forno e deixe arrefecer.

Numa taça grande, junte uma colher de sopa de redução de vinagre de vinho do Porto, o resto do azeite e tempere com sal e pimenta. Acrescente os espinafres baby e a couve, e misture. Para servir, divida as abóboras (com a casca virada para baixo, claro) pelos pratos. Coloque a salada já temperada por cima de cada quarto, acrescente, se quiser, a redução de vinagre de vinho do Porto. Termine com os pinhões e o queijo de cabra esmagado.

Aposto que amanhã tenho menos outro quilo!

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: gourmande in the kitchen