salada de batata doce crua: o mais surpreendente e saudável almoço de fim-de-semana

    Foi bom enquanto durou: depois da efémera autorização para cozinhar um divinal cheesecake de morango com base de bolacha Oreo (não sei o que é que passou pela cabeça da minha querida Mulher Mistério…) que desapareceu com a mesma velocidade com que o João Soares passou pelo Governo, voltou a ditadura dietética a esta casa. O que vale é que eu dedico os meus fins-de-semana a pesquisar receitas saudáveis, deliciosas e irresistíveis. E a verdade é que a dieta não custa assim tanto se for encarnada nesta divinal salada feita com batata doce crua que eu descobri no fantástico blog Top With Cinnamon

    Tudo o que eu vou precisar é de uma batata doce média descascada, courgette, cenoura, chicória, ervilhas tortas, cebola cortada fininha, coentros e sementes de sésamo. Para o molho (sim, também é saudável), preciso de uma cebola roxa ou chalota, alho, sumo de lima, um polegar de gengibre ralado, molho tahini, açúcar de coco ou xarope de ácer, molho de soja e óleo de sésamo.

    Raw-Sweet-Potato-Satay-Salad-14.jpg

     

    Quer começar pelo molho ou pela salada? Será que ouvi dizer salada? Então começamos pelo molho. Coloque a cebola cortada fininha com o alho picado numa taça com o sumo espremido de uma lima e deixe assentar durante uns minutos. Junte o resto dos ingredientes e deixe assim enquanto prepara a salada.

    Agora, sim, vamos à salada. Corte a batata doce em fios da grossura de fósforos. Como? Com esta fantástica máquina de que já aqui falei milhares de vezes. Se ainda não a tem, vai ter mesmo de ser à faca, o que demora um bocadinho. Faça o mesmo com a courgette e a cenoura e corte a chicória em tiras fininhas. Junte tudo numa taça com a cebola, os coentros e as ervilhas tortas cortadas em pedaços. Deite o molho por cima e misture bem. Acrescente mais uns coentros e pode servir.

    A batata doce e a courgette cruas são fantásticas: o sabor é suave e a textura é crocante. Além disso, ficam lindamente com este molho e com as ervilhas tortas que se comem inteiras. É ou não é um almoço saudável?

     

    Uma óptima salada para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: top with cinnamon

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *