Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salada de camarão com molho de iogurte grego para o refrescar do calor que aí vem

Mal começam estas ondas de calor abarasador, só faço cá em casa receitas tão frescas como uma tarde de Outono e tão rápidas como o enriquecimento do Ricardo Robles. Não dá. A Família Mistério começa a reivindicar pratos leves e dietéticos e eu não tenho saída.

É por isso que hoje vou preparar para o jantar esta fabulosa receita do delicioso site Delish. Trata-se de uma fresquíssima salada de camarão na qual vou fazer uma ligeiríssima alteração para a tornar mais light: em vez de molho de maionese, vou preparar um molho de iogurte – grego, claro, que os nossos irmãos de crise merecem a toda a nossa solidariedade.

8a316d699bd04d02a06547bd5bcdf4fa.jpg

 

Para começar, só vou precisar de camarão grande e descascado, cebola picada, aipo picado, endro picado (eu sei que estou a ser ligeiramente repetitivo, mas o que é que se há-de fazer se é mesmo preciso picar tudo?...) e alface romana. Para o molho, preciso de um iogurte grego, sumo e raspas de um limão e uma colher de chá de mostarda de Dijon. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Comece por cozinhar os camarões. Pode cozê-los durante um ou dois minutos ou pode grelhá-los no forno. Para isso, aqueça o forno nos 200º C e espalhe por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal, os camarões bem envolvidos em azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Deixe cozinhar só até começarem a ficarem a ficar rosados. O importante é não cozinhar os camarões durante tempo demais para não secarem.

Misture bem todos os ingredientes para o molho, tempere com flor de sal e pimenta e sirva os camarões, misturados com a cebola e o aipo, dentro de uma taça forrada com folhas de alface romana. Envolva no molho de iogurte grego e está pronto a comer. Vai ver como as temperaturas baixam logo quatro ou cinco graus assim que levar a primeira garfada à boca. E então, se acompanhar com um copo de vinho branco bem gelado, baixam mais ainda.

 

Uma óptima salada para si onde quer que o calor esteja,

Ele

 

receita e foto: delish

 

1 comentário

Comentar post