Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salada de couve-flor grelhada com kumquats (com quê? leia até ao fim…)

Quando vi pela primeira vez (com estes olhos de quem nasceu na década de 70) esta receita, no fabuloso blog a house in the hills, pensei: “que pena, tem pipocas, não posso comer…” mas depois olhei melhor e a minha alma ficou parva quando percebi que não eram pipocas mas pasme-se: couve-flor. Depois surgiu a segunda surpresa: uma receita com kumquats? O que raio são kumquats? Por momentos pensei que seriam os “kunamis fresquinhos” dos Gato Fedorento. Mas pesquisei, investiguei a fundo e voltei a pesquisar até que descobri que se trata de um fruto cítrico asiático que mais parecem mini laranjinhas. Só que, ao contrário da maioria dos citrinos, a casca é doce e o interior é ácido, o que me entusiasmou desde o primeiro minuto. Além do contraste de sabores, tem um tamanho e uma cor apetitosas... e come-se a casca.

browned_cauliflower_kumquats_A_House_in_the_hills-

 

Ingredientes

  • 1 cabeça grande de couve-flor
  • ½ chávena de kumquats, cortados às fatias
  • ¼ de chávena de sumo de laranja natural
  • 1 colher de sopa + 1 colher de chá de vinagre de champanhe
  • 2 colheres de chá de azeite extra-virgem
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco

 

Retire os pés e as folhas da couve-flor e divida-a em pequenos bouquets. Coloque metade dos bouquets de couve-flor com uma colher e meia de sopa de óleo de coco numa frigideira. Cozinhe em lume médio durante alguns minutos e vá mexendo a couve-flor e rodando-a a até ficar crocante e acastanhada de todos os lados. Repita o processo com a outra metade da couve-flor e com o resto do óleo de coco.

Para fazer o molho, junte numa taça o sumo de laranja, o azeite, o vinagre de champanhe e o sal.

Misture a couve-flor com os kumquats, tempere com o sal e o molho e decore com sementes de papoila.

Há lá coisa mais saudável e colorida? E se não encontrar os kumquats, não desespere, experimente fazer com gomos de tangerina, também fica ótimo!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: a house in the hills