Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salada de favas, pancetta, ricota e hortelã (hoje o chef sou eu!)

Há poucos ingredientes neste mundo que não são unânimes nesta casa. Favas é um deles. Eu adoro. Ele detesta. As únicas favas de que Ele gosta são as do José Cid, e essas, já se sabe, são com chouriço. O que vale é que, na realidade, (e as verdades são para ser ditas), quem manda cá em casa sou eu. E como eu adoro, ou melhor, venero favas, decidi que o jantar hoje cá em casa é uma salada de favas, ervilhas, pancetta e ricota, uma receita espetacular que eu descobri no fantástico blog top with cinnamon.

Broad-Bean-Mint-Ricotta-Salad.jpg

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas
  • 220 g de favas
  • 110 g de ervilhas
  • Sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 limão (raspas e sumo)
  • 1 mão-cheia de hortelã, picada
  • 110 g de ricotta
  • 60 g de avelãs
  • 75 g de pancetta cortada aos cubos 
 
Ferva num tacho água com sal. Junte as favas e deixe cozinhar durante 6 minutos. 2 minutos antes de as favas estarem prontas, junte as ervilhas. Escorra as favas e as ervilhas e passe-as por água fria, deixando-as mornas. Volte a colocá-las no tacho juntamente com o azeite, as raspas de limão e o sumo de limão. Mexa bem, tempere com sal e acrescente a hortelã picada.
Numa frigideira à parte, toste as avelãs em lume médio até as peles começarem a escamar e sentir o aroma a frutos secos tostados. Coloque as avelãs numa tábua e corte-as em pedaços. Na mesma frigideira, frite a pancetta em lume médio até ficar crocante. Retire a pancetta, deixando o máximo de gordura possível na frigideira. Misture a pancetta no tacho das favas e das ervilhas. Passe tudo para um prato de servir, junte várias colheres de ricota, espalhe as avelãs tostadas e sirva.
 
É ou não é irresistível? Se gosta de favas, tem mesmo de experimentar esta salada.
 
 
Boas receitas,
Ela
 
 
receita e foto: top with cinnamon