Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salmão asiático com molho de soja, arroz basmati e espinafres (para animar esta segunda-feira)

Confesso que estou com uma neura de fugir. É que só agora descobri que ainda faltam quatro dolorosos dias (e meio!) para o fim-de-semana. Serei a única?!

Bem, vendo pelo lado positivo, já faltou mais… Mas segunda-feira é sinónimo de, além de neura, acordar cedo, regressar à rotina e fazer jantares fáceis e receitas rápidas e saudáveis. Então se incluirem salmão, a neura desaparece-me em três tempos… E foi assim, com esta disposição, que descobri esta receita, no blog For the Love of Basil, que fez todo o meu mau feitio desvanecer-se por milagre! Nada como uma boa receita para animar o dia…

Só preciso de um bom lombo de salmão, arroz basmati, molho de soja, xarope de ácer, sumo de uma lima, amido de milho, uma embalagem de espinafres congelados, alho picado, azeite, piripíri e sementes de sésamo pretas. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Asian-Salmon-and-Spinach-Rice-Bowls-4.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C. Cozinhe o arroz basmati segundo as instruções da embalagem e reserve.

Salteie o alho e o piripíri com o azeite até o alho ficar dourado, durante cerca de um minuto. Junte o xarope de ácer, o molho de soja, o sumo de lima e deixe cozinhar até começar a borbulhar.

Entretanto misture o amido de milho com 1,5 colheres de sopa de água até obter uma consistência homogénea e acrescente ao molho. Deixe cozinhar até engrossar, durante 2 a 3 minutos.

Coloque o salmão num tabuleiro forrado com papel de alumínio. Distribua o molho por cima do salmão e leve ao forno durante 12 minutos ou até ficar pronto a seu gosto.

Enquanto isso, salteie os espinafres numa frigideira antiaderente, em lume médio. Como estão congelados, vão libertar água, por isso, não precisa de pôr azeite. Divida o arroz por 4 taças, ponha por cima os espinafres e finalize com o salmão. Tempere com o resto do molho e decore com as sementes de sésamo pretas.

 

Um ótimo jantar e abaixo a neura de segunda-feira!

Ela

 

receita e foto: for the love of basil