Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salmão braseado com molho de soja e cebolinho, uma receita light para fazer em 11 minutos

O mais importante, nesta receita, é encontrar um salmão bom e fresco (eu costumo comprar na banca da Açucena Veloso, no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, mas também há peixe fantástico em Setúbal, no Algarve, em Cascais, no Porto ou em quase todo o país). Depois, só precisa de 10 minutos para ter uma refeição deliciosa que pode ser servida em qualquer almoço ou jantar de cerimónia. Eu sei que, no título, está escrito "11 minutos", mas, na verdade, só vai precisar de 10 minutos para a preparação. O minuto suplementar é para poder apreciar o aspecto fantástico deste prato facílimo.

Cá em casa, eu faço este salmão, semana sim, semana não: é das receitas preferidas de toda a família. A minha querida Mulher Mistério adora e as crianças idolatram esta maravilha. Hoje em dia, já são elas que fazem tudo. Depois, tem outra vantagem: como o salmão só é braseado por fora, com um maçarico, e o molho é frio, este prato é tão fresco como um pinguim acabado de acordar, o que é fundamental para os dias de calor que têm estado.

Mas o melhor é parar com a conversa e passar à acção.

20170312_160045 - cópia.jpg

 

Ingredientes

  • 800 g de lombo de salmão

Para o molho

  • 90 ml de molho de soja de boa qualidade
  • 1 colher de chá de wasabi (ou menos, se preferir menos picante)
  • 1 colher de sopa de cebolinho picado
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • Meio limão espremido no momento

20170312_155623 - cópia.jpg

Compre o seu lombo de salmão já sem pele nem aquelas espinhas irritantes do meio. Chegado a casa, só precisa de o brasear com um maçarico para cozinha. Eu costumo braseá-lo durante cinco a seis minutos, dos dois lados – mas tudo depende se prefere o peixe mais cozinhado ou mais tipo sashimi. Depois, corte o salmão em tiras com cerca de meio centímetro de espessura e coloque-o na travessa em que vai servir.

Agora, só precisa de juntar numa taça todos os ingredientes para o molho. Mexa com uma colher até dissolver bem o wasabi. Despeje por cima do salmão e salpique com mais um pouco de cebolinho picado. Acompanhe com uma salada verde ou sirva apenas como uma entrada. Vai ver o sucesso que faz em qualquer jantar.

 

Um óptimo salmão para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e fotos: casal mistério