Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salmão com molho de lima e xarope de ácer, um jantar irresistível e infalível

Não há coisa que me dê mais alegria do que me sentar à mesa à frente de um prato com um aspeto tal que até faz pena estragar à primeira garfada. Provavelmente como mais com os olhos do que com a boca. Não. Infelizmente não é verdade. A balança tem sido muito clara e direta nos últimos tempos comigo. Dura até. Uma pessoa até se sente ofendida com tamanha crueldade. Como definitivamente com a boca, os números e o espelho não enganam.

Bom, voltando à receita que vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer hoje ao jantar: este salmão consegue ser doce e ligeiramente picante ao mesmo tempo e tem a acompanhar um incrível arroz preto com manga e edamame.

Faça esta receita sem glúten do blog Ambitious Kitchen em 30 minutos para um jantar especial e vai ver o sucesso que vai ter. Só precisa de lombos de salmão frescos, xarope de ácer, uma lima espremida, piripíri, alho picado, óleo de coco, arroz preto, uma manga cortada em pedaços, edamame cozido e descascado, sal, coentros e cebolinho, e ainda uma abacate cortado às fatias.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

Monique-Chili-Maple-Lime-Salmon-Bowls-2.jpg

 

Comece por cozer o arroz. Junte uma chávena de água com meia de arroz preto numa panela em lume alto. Deixe ferver, reduza para lume brando, tape e deixe cozinhar durante 25 minutos. Quando o arroz estiver pronto, acrescente-lhe a manga cortada em cubos, um fio de óleo de coco, sal e edamame.

Enquanto o arroz está ao lume, pré-aqueça o forno a 200º C. Prepare o tabuleiro forrado com papel de vegetal e disponha os lombos de salmão afastados um do outro com a pele virada para baixo.

Numa taça pequena, misture o xarope de ácer, o sumo de lima o piripíri e o alho. Pincele o molho por cima dos lombos de salmão, guardando apenas uma colher de sopa do molho. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até o salmão estar a seu gosto.

Divida o arroz com manga e edamame por duas taças e junte o salmão com o resto do molho. Decore com cebolinho, coentros e umas fatias de abacate e vai ver o espetáculo de jantar que vai ter!

 

Leia ainda:

 

Um ótimo jantar e um fim de semana melhor ainda,

Ela

 

receita e foto: ambitious kitchen