Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salmão no forno com abóbora e cuscuz, um jantar saudável para fazer em meia hora

Eu sei que começa a desconfiar que esta família tem um negócio de pesca de salmão. Já parece uma obsessão. Mas não, infelizmente não temos. Além de ser um peixe consensual na Mansão Mistério (toda a gente adora, o que dá muito jeito), é fácil de fazer e tem inúmeras vantagens para a saúde, porque é uma boa fonte de proteínas e de ómega 3, vitaminas e sais minerais. Basicamente faz bem a tudo. E por isso, temos sempre vários lombos de salmão no congelador para qualquer eventualidade, eventualidade essa que ocorre pelo menos duas vezes por semana cá em casa, no mínimo.

E hoje os nossos Filhos Mistério vão babar com esta receita que eu descobri no blog B.Britnell e que o meu querido Marido Mistério vai fazer o favor de confecionar com a perícia a que já nos habituou. Ao todo, são 5 minutos a preparar e 30 no forno, por isso, não dá trabalho nenhum!

Só precisa de cuscuz, abóbora manteiga descascada e cortada em pequenos cubos, azeite, tomate cortado em cubos, caldo de legumes, sal, pimenta preta moída, paprika, gengibre, açafrão, cominhos, canela, cravinho, pimenta caiena, dentes de alho, grão, espinafres baby, lombos de salmão e coentros picados.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

salmon-squash-and-couscous-bake-7.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Numa taça pequena, misture todas as especiarias (desde o sal até à pimenta caiena) e reserve.

Espalhe spray de cozinha num tabuleiro grande e disponha os cubos de abóbora com um fio de azeite por cima. Junte os cubos de tomate, o alho e o caldo de legumes e espalhe por cima metade da mistura das especiarias.

Mexa várias vezes antes de levar o tabuleiro ao forno durante 20 minutos.

Retire do forno e acrescente o grão e os espinafres. Coloque o salmão sobre a mistura de abóbora e grão e espalhe o resto das especiarias por cima.

Volte a colocar no forno durante 12 a 15 minutos ou até o salmão ficar no ponto.

Enquanto o salmão está no forno, cozinhe os cuscuz seguindo as instruções da embalagem. Escorra e reserve.

Retire o salmão do forno e ponha de lado os lombos enquanto mistura os cuscuz e os coentros com a abóbora e o grão. Espalhe a mistura pelos pratos e ponha por cima os lombos de salmão, com um pouco mais de coentros frescos a decorar. 

Já estou cheia de fome… Ambrósio????

 

Leia ainda:

 

Um ótimo jantar para si também,

Ela

 

receita e foto: b.britnell