salmão no forno com funcho, toranja e limão, um jantar fácil e delicioso para começar a sua semana

    O salmão está para as segundas-feiras assim como a tinta amarela está para o cabelo do Donald Trump. Depois do regresso ao trabalho, depois dos despertadores às sete da manhã e depois de percebermos que ainda faltam cinco longos dias para o próximo fim-de-semana, só mesmo um jantar fácil e delicioso com salmão para dar uma corzinha ao dia mais doloroso da semana.

    Hoje vou fazer uma surpresa à minha querida, prezada e dietética Mulher Mistério com esta fantástica receita que descobri na essencial revista Bon Appétit. Além de fácil de fazer, tem umas míseras 480 calorias e não leva hidratos de carbono. Eu vou acompanhar com uns brócolos salteados e já está. 

    Para fazer esta maravilha, só vou precisar de um lombo de salmão sem pele, funcho cortado em fatias fininhas, toranja também cortada em fatias fininhas, limão também em rodelas fininhas, pimento jalapeño às fatias, endro, azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

    slow-roasted-salmon-with-fennel-citrus-and-chiles.

     

    O bom desta receita é que chego a casa estafado, com as crianças aos saltos, e só tenho de ligar o forno nos 140º C. Enquanto isso, corto a raiz de funcho, a toranja, o limão e o pimento jalapeño. Ponho tudo espalhado, juntamente com os quatro raminhos de endro, a cobrir o fundo de um pirex. Tempero com flor de sal e pimenta preta e depois coloco o lombo de salmão, também temperado com sal e pimenta, por cima desta cama. Despejo um fio de azeite por cima e levo ao forno durante cerca de meia hora.

    Entretanto, confirmo os trabalhos de casa das crianças, mando-as para o banho, dou mais quatro gritos para se despacharem, começo a contar cada minuto que ainda falta para sexta-feira e tento respirar três vezes seguidas sem ter nada para fazer. Quando voltar a entrar na cozinha, está o salmão pronto, mal passado e suculento por dentro, com um fantástico sabor que mistura o adocicado do funcho com a acidez da toranja e do limão. Só preciso de pôr o salmão numa travessa com o molho e a mistura de funcho por cima dele. E já está. É ou não é um grande jantar para uma segunda-feira?

     

    Uma óptima semana para si onde quer que o salmão esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bon appétit

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *