Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sara matos, ricardo pereira e tiago teotónio pereira resumem os lusíadas e não só... em 10 palavras (vídeo)

Untitled design.png

Acha que é possível resumir a maior obra da poesia portuguesa em apenas 10 palavras? E o que é que faria se só tivesse 10 palavras para contar a história de O Principezinho? Ou d'Os Maias? Ou do Equador, de Miguel Sousa Tavares? Ou d' As Cinquenta Sombras de Grey? (Ok, se calhar, neste caso, é capaz de ser mais fácil...)

Pois bem, na semana da abertura da Feira do Livro de Lisboa, o Casal Mistério resolveu fazer uma homenagem especial à literatura e lançar esse desafio ciclópico a três actores portugueses: a espectacular Sara Matos, o fantástico Tiago Teotónio Pereira e o fabuloso e internacionalíssimo Ricardo Pereira. O resultado é um vídeo de um minuto que demonstra como é quase impossível resumir um grande livro numa curta frase.

 

 

As sugestões de frases foram feitas por nós, depois de muitas horas de discussões entre toda a Família Mistério – sim, houve várias ideias dos Filhos Mistério, especialmente n'Os Maias, n'Os Lusíadas e n'O Principezinho, que os mini-misteriosos já estudaram na escola...

A seguir, contactámos a Sara, o Ricardo e o Tiago através de um "enviado especial" (porque isto de ser mistério impede todo e qualquer ser humano de conhecer a nossa identidade). E o mais incrível é que todos eles disseram logo que sim, sem conhecerem quem estava deste lado e sem perceberem bem a loucura em que se estavam a meter.

IMG_6155.JPG

Ricardo Pereira estava no Brasil, onde vive durante grande parte do ano, quando recebeu o primeiro contacto do Casal Mistério. Disse logo que adorava a ideia e que faria com todo o prazer. Como viria a Portugal durante dois dias e meio, para a cerimónia dos Globos de Ouro, combinou no Hotel Altis Avenida, em Lisboa, onde se estaria a preparar para fazer os directos da gala para a SIC. Foi aí que o encontraram os dois Enviados Mistério que filmaram e editaram o vídeo. Só fez um pedido: que não houvesse atrasos – como o Benfica faria o jogo que decidiria a Liga nessa tarde, não queria perder nem um minuto do encontro.

As gravações foram rápidas e divertidas e só houve um momento de suspense. Quando simulou o tiro na cabeça, ao ler a frase que resumia o Equador, de Miguel Sousa Tavares, caiu redondo no chão. Durante um milésimo de segundo, ainda pensámos que se podia ter magoado, mas Ricardo Pereira levantou-se logo a rir.

IMG_6161.JPG

Sara Matos foi contactada no próprio dia das gravações. Como gostou logo da ideia, aceitou imediatamente e filmou umas horas depois. Só precisou de uns minutos para ler as frases e experimentar alguns registos. Nessa mesma tarde, iria entrar num número para os Globos de Ouro. 

IMG_6140.JPG

Tiago Teotónio Pereira também gravou no intervalo dos ensaios que estava a fazer. Conhecia bem todos os livros e precisou de menos de meia-hora para interpretar o seu resumo d' Os Maias, de Eça de Queirós. 

Mas o melhor é ver os resumos aqui. E depois ler os livros. Vai ver que, com mais de 10 palavras, a história é mais fascinante. 

 

Um óptimo livro para si onde quer que esteja,

Ele