Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

scones de provolone com manteiga de tomate, um lanche original para a nossa equipa de futsal e companhia (i)limitada

Férias de verão é sinónimo de casa cheia de crianças. Eles adoram convidar amigos e eu prefiro tê-los debaixo de olho e felizes, de preferência. Por isso, haja imaginação e orçamento para alimentar bandos de miúdos e pré-adolescentes esfomeados. Quando descobri esta fantástica e original receita, do blog how sweet eats, fiquei com uma súbita vontade de provar scones... então de queijo provolone, nem se fala. Confesso que fiquei com mais água na boca ainda só de imaginar o sabor da manteiga de tomate cherry. Que combinação de génio, meu Deus! Pena não ser para mim. Mas se os meus filhos estão felizes, eu estou feliz. E eu ficarei feliz com menos um quilo ou dois que será a minha recompensa se eu resistir a esta deliciosa tentação...

provolone-scones-I-howsweeteats_com-1-5.jpg

 

Ingredientes 

Para 12 a 16 scones

  • 3 e 1/4 chávenas de farinha
  • 1 colher de sopa de açúcar granulado
  • 2 e 1/2 colheres de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de pimenta
  • 3/4 de chávena de manteiga fria sem sal, cortada em pedaços
  • 170 g de queijo provolone, ralado
  • 1 chávena de leitelho (buttermilk)

Para a manteiga de tomate cherry

  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de tomates cherry secos, picados

 

Pré-aqueça o forno a 220º C. Numa taça grande junte a farinha, o açúcar, o sal, a pimenta, o fermento e o bicarbonato de sódio. Usando os dedos ou um garfo, corte a manteiga em pedaços com um aspeto granulado. Junte o queijo provolone. A seguir, acrescente o leitelho e misture com uma colher até ficar uma massa. Ajude com as mãos. Coloque a massa numa superfície com farinha e amasse bem, pelo menos 3 ou 4 vezes. Divida a massa ao meio e estenda-a. Faça círculos na massa (com uma forma ou com uma chávena de café virada ao contrário, por exemplo) e pincele a manteiga derretida sobre os círculos. Leve ao forno durante cerca de dez minutos e, depois, sirva com a manteiga de tomate cherry.

Para fazer a manteiga de tomate cherry, junte numa taça, a manteiga e os tomates picados até ficar uma pasta homogénea. Pode guardá-la no frigorífico ou à temperatura ambiente.

 

Um ótimo lanche para si e para a nossa equipa de futsal e respetivos apêndices,

Ela

 

receita e foto: how sweet eats