Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

senhoras e senhores, apresento-vos a mulher do croque monsieur: a croque madame

O Croque Monsieur não é novidade para ninguém. É aquela sanduíche francesa com queijo, fiambre e molho béchamel. A sua popularidade é tal que foi inventada uma versão feminina, ou melhor, a sua mulher. E claro que nós mulheres quando entramos em cena roubamos todo o protagonismo, e este é claramente um ótimo exemplo da supremacia feminina. Chama-se Croque Madame. E como se distingue do macho? Fácil: uma senhora fica sempre bem de chapéu, e neste caso, o chapéu é um delicioso ovo em cima da sanduíche.

Claro que numa sanduíche ou tosta, a imaginação é o limite, e pode sempre acrescentar os ingredientes que lhe apetecer, mas no caso do casal Croque, o molho béchamel é fundamental. Esta receita que descobri no fantástico blog She Knows e vou sugerir ao meu querido Marido Mistério vai mais além e introduz outro adorável inimigo da minha dieta: o queijo azul (pode ser Roquefort ou Gorgonzola).

1L8A2758.jpg

 

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha
  • ½ chávena de leite
  • 1 colher de sopa de queijo azul (Roquefort ou Gorgonzola)
  • Pimenta
  • Sal (opcional)
  • 6 fatias de pão para sanduíche
  • 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
  • 4 fatias de fiambre cozinhado
  • 4 fatias finas de queijo (Gruyere ou algum parecido)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 ovos

 

Primeiro, prepare o molho béchamel: em lume brando, num tacho pequeno, derreta a manteiga e junte a farinha enquanto mexe muito bem. Quando a mistura ficar com um aspeto de pasta, junte gradualmente o leite enquanto mexe. Acrescente o queijo azul e, quando este derreter, tempere com sal e pimenta, se achar que precisa. Desligue o lume e guarde de parte. Quando o molho béchamel ficar ligeiramente espesso, acrescente mais leite.

Se quiser fazer um croque madame como o desta receita, corte as fatias de pão, o queijo e o fiambre em forma de círculos. Ponha de lado. Torre as fatias de pão numa torradeira. Espalhe uma fina camada de mostarda Dijon em cada fatia de pão. Coloque os ingredientes por esta ordem: pão, fiambre, queijo, molho béchamel, pão, fiambre, queijo, molho béchamel, pão, molho béchamel e mais uns bocadinhos de queijo.

Num forno pré-aquecido, com o grelhador aceso para derreter a parte de cima, toste as sanduíches por cinco minutos. Enquanto isso, numa frigideira com azeite, estrele os dois ovos, em lume médio. Tempere com sal. Retire as sanduíches do forno e coloque um ovo estrelado em cima de cada Croque. Agora sim, temos uma Madame pronta a brilhar em qualquer mesa. E que mais precisamos para um brunch de fim de semana?

 

Um ótimo sábado para si,

Ela 

 

receita e fotos: www.sheknows.com 

3 comentários

Comentar post