sopa de beterraba e cominho, a penitência ideal da minha dieta

    Não sou fanática de sopas. Nunca fui. Só gosto de sopas exóticas ou frias. Adoro, por exemplo, gaspacho, sopa de meloa ou vichyssoise. Mas não resisto a uma sopa cor-de-rosa. É incrível como os meus olhos conseguem ser ainda mais famintos do que o meu estômago. Posso estar sem fome, mas basta-me olhar para um prato apetecível que a minha barriga começa imediatamente a dar horas. Qual reflexo condicionado. Tenho a leve suspeita de que fui eu que inspirei Pavlov noutra encarnação. Por isso, fiquei radiante quando descobri que esta maravilhosa sopa de beterraba faz parte da dieta da Bon Appétit que estou a seguir de uma forma mais ou menos fiel. Fora algumas tentações pelo caminho e um copo de vinho ou outro, até que estou a cumprir a dieta… O problema é que se faço asneiras num dia, no dia seguinte tenho de passar fome – e esta sopa é ótima para esses dias de penitência.

    beet-soup-with-caraway-940x600.jpg

     

    Ingredientes

    Para 4 pessoas 

    • 1 colher de sopa de azeite
    • 1 colher de sopa de sementes de cominho
    • 1 cebola média, picada
    • 1 alho francês (só as partes branca e verde clara) cortado fininho
    • Sal e pimenta q.b.
    • 750 g de beterrabas cortadas em pedaços e previamente assadas no forno
    • 1 chávena de leitelho, mais um bocadinho para servir
    • Raminhos de endro frescos
    • Pimenta moída

     

    Aqueça o azeite numa panela grande em lume médio. Junte as sementes de cominho e deixe cozinhar, mexendo várias vezes, até estas começarem a saltar e a dançar na panela ao fim de um minuto. Acrescente rapidamente a cebola, o alho francês e um pouco de água para não deixar queimar as sementes. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar e vá mexendo de vez em quando até as cebolas ficarem macias, entre 5 a 7 minutos. Junte as beterrabas e duas chávenas e meia de água. Acerte o tempero de sal e pimenta. Depois de levantar fervura, reduza o lume e cozinhe, mexendo de vez em quando, durante 15 a 20 minutos. Deixe repousar e depois passe em duas fornadas, no liquidificador, juntando meia chávena de leitelho a cada fornada. Volte a aquecer a sopa, acrescentando água se gostar de uma consistência mais líquida. Sirva com um fio de leitelho e decore com raminhos de endro e pimenta moída.

    Esta receita (que dá para 4 pessoas) tem apenas 220 calorias. Ora, se eu só comer um prato é… (como diria o nosso ex-primeiro, atual alto representante da ONU para os refugiados e amigo da Angelina Jolie)… é… é fazer as contas.

     

    Um ótima e deliciosa penitência para mim,

     

    Ela

     

    receita: sara dickerman

    foto: tuukka koski

     

    Um comentário em “sopa de beterraba e cominho, a penitência ideal da minha dieta

    1. oh meu Deus eu estava a fazer um detox do blogue do CM….. mas não resisti…uma tarde daquelas chatas com pouca coisa para fazer…e quando dei por mim…já cá estava, adoro sopa de beterraba e esta parece ótima e para variar lá vou eu para a cozinha experimentar!!!!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *