sopa de caril e castanhas assadas: tudo o que apetece neste dia de outono

    Qual é coisa, qual é ela, que é castanha por dentro e castanha por fora? E por acaso é o meu fruto preferido do outono? Pois claro que é a castanha! Amo! Adoro! E devoro! Só que, como tudo o que é bom, engorda, infelizmente. Adoro castanhas assadas, cozidas, doce de castanha e sopa de castanha. Por isso, quando descobri esta incrível receita, no site da Natrel, de sopa de caril com castanhas, disse para mim própria (sim, porque  eu falo imenso comigo!): “é isto mesmo que me apetece hoje”, sendo que ainda por cima tem uma enorme vantagem: é uma receita sem lactose o que vai agradar metade da nossa família que decidiu, por alta recreação, retirar a lactose da alimentação.

    Só vou precisar de azeite, alho francês cortado em pequenas rodelas, alho, cenouras descascadas e cortadas em pequenos pedaços, castanhas assadas, descascadas e picadas, caril em pó, açafrão, paprika fumada, tomilho, caldo de legumes, leite sem lactose, sal e pimenta, natas sem lactose e sal marinho fumado (encontra no El Corte Inglés).

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    000.jpg

     

    Comece por pré-aquecer o forno a 200º C. Dê dois golpes com a forma de um X, com uma faca bem afiada, em cada castanha, de maneira a cortar mesmo a casca. Coloque as castanhas num tabuleiro e leve-as ao forno durante 15 a 20 minutos. Os golpes nas castanhas deverão abrir mais e a pele vai começar a descolar. Deixe-as arrefecerem, descasque-as e pique-as.

    Para fazer a sopa, coloque, em lume médio, uma panela grande, com o azeite, o alho francês e o alho. Tape e deixe cozinhar até o alho francês começar a ficar macio. Junte as cenouras e deixe cozinhar durante mais 5 minutos. Depois, acrescente as castanhas, as especiarias, o tomilho e o caldo de legumes. Deixe cozinhar durante mais 20 minutos ou até as cenouras começarem a ficar macias. Passe tudo no liquidificador ou misture com a varinha mágica até obter uma consistência macia. Acrescente o leite sem lactose e volte a pôr a sopa na panela, em lume médio. Aqueça-a até ferver. No final, junte as natas sem lactose e tempere com o sal marinho fumado e o tomilho fresco.

    Sirva e aproveite em grande este fim-de-semana de outono!

     

    Bom resto de sábado,

    Ela

     

    receita e foto: natrel

     

    2 comentários em “sopa de caril e castanhas assadas: tudo o que apetece neste dia de outono

    1. Olá, tem toda a razão! Queria mesmo dizer “alta recreação”. Já está corrigido. Muito obrigada pelo seu comentário, mas é o que dá ouvir tantas conferências de imprensa do Jorge Jesus 😉
      Um beijinho e obrigada,
      Ela

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *