Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

sopa de castanhas assadas com queijo de cabra e maçã para comemorar o são martinho de maneira original

Amanhã é dia de castanhas e água pé. Como o verão de São Martinho, este ano, foi em outubro, vamos ter frio e chuva por esta altura (será que o São Pedro anda a ter os mesmos devaneios que o Pires de Lima?), mas para grandes males grandes remédios e aqui fica uma sugestão quentinha para o jantar de hoje, de preferência, à lareira, com um bom copo de vinho tinto. Juntar na mesma receita castanhas assadas, queijo de cabra e maçã é de mestre, e a mestra, neste caso, chama-se Katie e escreve no maravilhoso blog What Katie Ate.

WKA_Roast-chestnut-parsnip-apple-and-goats-cheese- 

Ingredientes 

  • 20 g de manteiga
  • 2 pastinacas médias, cortadas em bocadinhos muito pequenos
  • 2 pés de aipo cortados muito fininhos
  • 2 maçãs descascadas e cortadas aos bocados
  • 250 g de castanhas assadas
  • 4 chávenas de caldo de galinha
  • 250 g de queijo de cabra macio
  • Uma mão cheia de cebolinho picado
  • Natas
  • Sal e pimenta para moer

Derreta a manteiga numa panela grande e junte o aipo e as pastinacas (umas raízes brancas, da família das cenouras, muito cultivadas na Serra da Estrela e com um sabor intenso). Atenção: têm de estar cortadas em bocadinhos (até vou usar diminutivos para realçar e tudo) muito pequeninos e fininhos, senão fica a cozinhar durante duas horinhas (este diminutivo já é irónico). Tempere com sal grosso e pimenta preta. Mexa, com o lume no máximo, durante 10 minutos até os vegetais ficarem ligeiramente dourados. Junte as maçãs e deixe cozinhar durante mais cinco a dez minutos até as maçãs ficarem macias.

Adicione as castanhas assadas e o caldo de galinha com uma colher de chá de pimenta preta moída e deixe cozinhar por mais 20 minutos (ou até estar tudo macio, particularmente as pastinacas, porque às vezes pode demorar mais tempo). Retire do lume, e com uma varinha mágica, bata a sopa para ficar com uma consistência espessa e cremosa. Volte a colocar na panela e, em lume brando, junte o queijo de cabra, mexa bem até derreter totalmente na sopa. Confira os temperos e acrescente sal ou pimenta, se achar necessário. Se gostar da sopa mais líquida, acrescente água e mexa bem novamente. Sirva muito quente e finalize com natas e um pouco de cebolinho.

 

Um ótimo São Martinho com muitas castanhas e água pé,

Ela 

 

receita e fotos: what katie ate