Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

soufflé de batata doce vegan e sem glúten, um jantar fácil e saudável para este domingo

Hoje é domingo, 

Não cai um pingo, 

Nem uma folha ao chão.

O que caía bem

Era esta batata doce ao serão.

E foi neste estilo Mafalda Veiga da culinária que esbarrei com esta extraordinária receita do fantástico blog Healthier Steps. Soufflé já é um prato delicioso para um domingo à noite. Com batata doce é um prato espectacular. Se for vegan, é fenomenal. E comido a cantar é o sonho de qualquer bom domingueiro. Não dá é para cantar muito porque esta receita tem tanto de saudável como de fácil de fazer.

Tudo o que vai precisar é de batata doce, leite de coco, xarope de ácer, açúcar de coco, extracto de baunilha, gengibre ralado, sal, coentros em pó, cardamomo em pó e nozes pecan. Para o topping, junte óleo de coco, farinha de arroz, açúcar de coco e nozes pecan raladas. Leu bem, não leva ovos nem outros alimentos de origem animal. E, no entanto, vai ficar com este aspecto...

sweet-potato1673.jpg

 

Antes de começar a preparar tudo, veja as quantidades certas de cada ingrediente aqui. Depois, lave e pique as batatas doces com um garfo ou uma faca. Leve ao forno, pré-aquecido a 200° C, durante uma hora. Enquanto a batata doce estiver a assar, aproveite para untar um ramequim e para misturar todos os ingredientes para o topping numa taça.

Assim que as batatas arrefecerem um bocadinho, descasque-as e passe-as a puré na Bimby ou num triturador. Junte ao puré o leite de coco, o xarope de ácer, o açúcar de coco, a baunilha, o gengibre, o sal, os coentros e o cardamomo e misture mais um pouco até estar tudo bem ligado. 

Coloque o puré dentro do ramequim untado e espalhe a mistura do topping por cima. Leve ao forno, também a 200º C durante meia hora ou até estar bem dourado. Deixe arrefecer durante minutos e sirva com nozes pecan picadas espalhadas no topo. 

Eu já estou a contar os minutos até à hora do jantar para este soufflée de batata doce poder aspirar.

 

Um óptimo domingo para si onde quer que a Mafalda Veiga esteja,

Ele

 

receita e foto: healthier steps

 

1 comentário

Comentar post