soufflé de queijo, o jantar ideal para animar esta segunda-feira cinzenta

    Adoro soufflés. Se pudesse comia este atentado contra qualquer tipo de dieta todos os santos dias. Aquele momento em que tiramos a primeira garfada e toda aquela tentação se desmorona à nossa frente é comparável ao momento em que vi o Obama a fazer um cesto de longe com a mesma facilidade com que eu engulo. Por isso, hoje é daqueles dias em que me esqueço ou finjo que me esqueço que estou de dieta só para me deliciar com maravilhas como esta que descobri no blog Laurent Mariotte.

    O meu querido Marido Mistério ofereceu-se logo para fazer esta delícia para o jantar. Também Ele não consegue resistir a uma boa receita.

    Só precisa de ter em casa queijo Comté ralado no momento, manteiga, farinha, leite, 4 ovos (separe as claras das gemas), uma pitada de noz-moscada e pimenta.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    10_11_souffle-au-fromage_img_8217_web.jpg

     

    Comece por pincelar com manteiga o interior dos ramequins que vai usar. Vá untando debaixo para cima e guarde-os no frigorífico. Repita mais uma vez antes de encher os ramequins.
    Derreta a manteiga numa panela. Assim que começar a fazer espuma, acrescente a farinha de uma só vez e misture com uma batedeira manual.

    Adicione o leite e misture com uma batedeira manual até engrossar o molho (molho béchamel). 

    Retire do lume e junte as gemas e o Comté ralado.

    Bata as claras em castelo até ficarem firmes. 

    Incorpore o molho de queijo, tempere com noz-moscada e pimenta e despeje o preparado até meio cêntimetro das bordas dos ramequins.

    Leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 20 a 25 minutos. 

    Sirva direto do forno.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: laurent mariotte

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *