spaghetti com parmesão, manteiga e pinhões, um jantar tipo “a dama e o vagabundo” para o dia dos namorados

    DamaVagabundo1.jpg

    Hoje é provavelmente o único dia do ano em que não aconselho um restaurante para jantar fora. Já expressei aqui a minha opinião sobre os jantares a dois em restaurantes no Dia dos Namorados. É pura e simplesmente um filme de terror. Por isso, faça um jantar especial em casa, à luz das velas, com um bom vinho e vai ver que se diverte muito mais e é, sem dúvida, um programa bem mais barato. Deixo-lhe aqui esta deliciosa receita de um prato tão fácil quanto fantástico para namorar. Quem não se lembra da maravilhosa cena do jantar nas traseiras do restaurante italiano do filme da Disney “A Dama e o Vagabundo”? E por que não recriar esta mítica cena em casa? A receita, que encontrei no fabuloso blog A Cup of Jo, é da Jennifer Farley, do site Savory Simple, e aqui a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença.

    spaghetti-with-parmesan-brown-butter-pine-nuts-rec

     

    Ingredientes

    Para 4 pessoas

    • 225 g de spaghetti
    • 7 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em pedaços
    • ¼ de chávena + 2 colheres de sopa de pinhões
    • 1 dente de alho picado
    • ½ chávena de caldo de galinha ou de legumes
    • 2 colheres de chá de sumo de um limão espremido
    • ½ chávena de queijo parmesão
    • Sal e pimenta q.b.

     

    Coza o spaghetti de acordo com as instruções do pacote. Antes de escorrer, ponha de parte meia chávena da água que usou para cozer a massa. Numa frigideira, derreta uma colher de sopa de manteiga, em lume médio. Junte os pinhões e agite a frigideira para ficarem bem revestidos de manteiga. Vá mexendo até os pinhões estarem dourados e cheirosos. Junte o alho e mexa durante mais um minuto. Deixe de lado.

    Num tacho pequeno, derreta as restantes 6 colheres de sopa de manteiga. Aqueça em lume médio e vá mexendo até a manteiga ficar com uma cor acastanhada (quanto mais castanha, mais saborosa) mas tenha cuidado para não deixar queimar. Quando a manteiga estiver castanha, junte o caldo de galinha ou de legumes e misture bem. Deixe o molho reduzir para metade, durante cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. Numa taça grande, misture o spaghetti, os pinhões tostados, o alho, o molho de manteiga e o sumo de limão. Junte o queijo parmesão e acrescente a água da cozedura que guardou para ajudar a misturar os ingredientes. Decore com mais parmesão ralado. Agora, ponha uma música italiana, abra um bom vinho e vista a pele da Dama ou do Vagabundo por uma noite…

    a-dama-e-o-vagabundo--comendo-wallpaper-13555.jpg

    Feliz Dia dos Namorados,

    Ela

     

    receita e foto: jennifer farley

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *