spaghetti saudável com fios de abóbora, queijo de cabra, presunto e um crumble por cima (nada de massa, claro!)

    Este fim-de-semana foi uma pequena catástrofe dietética. O mau tempo tem esta enormíssima desvantagem para quem quer emagrecer: primeiro abre-se uma garrrafa de vinho tinto, depois um queijinho, a seguir um paio, um presunto, umas tostas de pão alentejano e, quando olhamos para o espelho, já estamos com uma feijoadinha no abdómen. Para mim, tudo isto é a personificação da felicidade; para a minha querida Mulher Mistério, é uma hecatombe familiar.

    E talvez seja por isso que eu hoje de manhã recebi um email com esta saudável receita do blog Half Baked Harvest e a seguinte mensagem: “Se queres manter o casamento, é melhor fazeres isto para o jantar”. Assinado: “A tua futura ex-mulher”.

    O que vale é que a minha querida Mulher Mistério tem um conceito de dieta quase tão lato como o seu sentido de humor. E, apesar de este spaghetti ser light porque é feito com fios de abóbora, leva também queijo de cabra, manteiga, presunto e outras maravilhas do mundo da formosura. Na verdade, a receita original até leva aletria, mas isso eu vou tirar (também é demais).

    Butternut-Squash-Goat-Cheese-Pasta-1.jpg

     

    Vou precisar de abóbora manteiga (butternut), azeite, flor de sal, pimenta preta moída no momento, pão ralado no momento (ainda não decidi se também vou retirar o pão), orégãos, manteiga, presunto picado, parmesão e queijo de cabra. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

    O primeiro passo para conseguir transformar uma abóbora em finos fios de spaghetti é ter em casa um espiralizador (ou spiralizer, como preferir). Depois, descasque a abóbora, mantendo-a inteira, e passe-a no espiralizador para fazer os fios de spaghetti. Coloque-os em cima de um tabuleiro, temperados com flor de sal, pimenta e azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 5 a 10 minutos, até ficarem tenrinhos mas não a desfazerem-se.

    Entretanto, toste o pão ralado numa frigideira com azeite, flor de sal e pimenta, durante quatro a cinco minutos, até ficar dourado. Retire o pão ralado para uma taça e toste o presunto com um pouco de manteiga e de orégãos. Quando estiver crocante, junte o spaghetti de abóbora e o parmesão e envolva tudo muito bem. Sirva com o queijo de cabra e o crumble de pão ralado por cima. Confesso que já conto os minutos para o jantar.

     

    Um óptimo spaghetti para si onde quer que a abóbora esteja,

    Ele

     

    receita e foto: half baked harvest

     

    Um comentário em “spaghetti saudável com fios de abóbora, queijo de cabra, presunto e um crumble por cima (nada de massa, claro!)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *